Sesc-SC lança Circuito Infâncias de Música com shows gratuitos do grupo CRIA

A primeira edição acontece de 7 a 19/06 em 11 cidades: Criciúma, Florianópolis, Palhoça, Jaraguá do Sul, Joinville, Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Lages, Concórdia e Chapecó.


31/05/2023 - Atualizado em 01/06/2023 - 548 visualizações

Uma experiência artística de alto nível para toda a família 

Vai começar o Circuito Infâncias de Música, novo projeto do Sesc-SC que apresenta concertos de grupos musicais para as crianças e suas famílias. Serão três edições em 2023, a primeira, circula o estado no mês de junho com shows gratuitos do grupo carioca CRIA em 11 municípios: Criciúma (07/06), Florianópolis (08/06), Palhoça (09/06), Jaraguá do Sul (10/06), Joinville (11/06), Itajaí (13/06), Blumenau (14/06), Rio do Sul (15/06), Lages (16/06), Concórdia(18/06) e Chapecó (19/06).

>>> Acesse a programação completa com os horários e locais das apresentações.

O show "CRIA 10 anos" celebra uma década de sucessos, reunindo canções de destaque da trajetória do sexteto, capitaneado pelo compositor Vinícius Castro e formado por Ayran Nicodemo, Frederico Cavaliere, Gustavo Pereira, Maíra Martins e Mateus Xavier.

As canções trazem temáticas pertinentes à didática infantil, apresentadas de maneira lúdica, sensível e divertida para os pequenos, com ritmos como baião, frevo, maxixe, maracatu, samba, ciranda, jazz e blues. O show oferecerá um apanhado dos maiores sucessos dos álbuns: “A Família”, de 2013; e “Pra Bagunçar”, de 2018; além do último single do CRIA, “O Silêncio”, lançado em 2022. Obras já conhecidas pelas crianças de outras gerações também vão compor o setlist, relembrando o projeto de vídeos Recria, de 2018 e 2019.

"O show tem como conceito um dia na vida da criança. Desde acordar, brincar, aprender, até a hora de dormir. E o repertório foi escolhido tendo em conta as canções que têm melhor performance nas plataformas digitais e que cabem nessa temática. Assim, o público pode esperar um show pensado com muito carinho e atenção aos detalhes”, afirma Vinícius Castro, criador e líder do grupo.

Seguindo o propósito do CRIA e a tradição dos trabalhos anteriores de valorizar e aguçar a inteligência dos pequenos, ao mesmo tempo em que promove uma experiência artística de alto nível para toda a família, o show será permeado por leituras de trechos de obras clássicas e contemporâneas da literatura infantojuvenil.

“Temos muito orgulho do nosso trabalho. Principalmente pelo fato de que somos um nicho (música original) dentro de um nicho (música infantil). Mesmo assim, conseguimos uma boa projeção com mais de um milhão de audições das nossas canções ao longo desses 10 anos”, comemora Vinícius.

O sexteto, capitaneado pelo compositor Vinícius Castro, é formado por Ayran Nicodemo (violino), Frederico Cavaliere (clarinete), Gustavo Pereira (voz e violão), Maíra Martins (voz) e Mateus Xavier (percussão).

A singularidade do grupo CRIA vem da originalidade do seu repertório, que conta com formação instrumental de violino, violão, teclado, percussão, clarone, clarinete e vozes, aliadas a arranjos elaborados por grandes músicos da cena carioca, como Alfredo Del Penho, Marcelo Caldi, Augusto Ordine e outros. 

A fórmula gera um resultado musical de excelência que já foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira, em 2014; e ao Prêmio Profissionais da Música, em 2019. “O CRIA vai apresentar canções que tratam a criança como um ser pensante e ajudam a expandir o universo temático delas. O mesmo se pode dizer sobre os diferentes ritmos. Temos uma variedade de gêneros musicais tão ricos e com arranjos muito bem elaborados. É um espetáculo para toda a família aprender e se encantar”, conclui Vinicius.

Ficha Técnica

Produção executiva : Luiza Sales

Voz : Maíra Martins

Voz e violão: Gustavo Pereira 

Violino: Ayran Nicodemo 

Clarinete e clarone: Fred Cavaliere 

Percussão: Mateus Xavier 

Duração: 50 minutos 

Classificação: LIVRE

O Grupo CRIA comemora 10 anos apresentando um show especial dos maiores sucessos dos álbuns: “A Família”, de 2013; e “Pra Bagunçar”, de 2018; além do último single do CRIA, “O Silêncio”, lançado em 2022. O repertório aborda temas pertinentes à didática infantil, apresentadas de maneira lúdica, sensível e divertida para os pequenos, com ritmos como baião, frevo, maxixe, maracatu, samba, ciranda, jazz e blues.