Oficinas de dança
O Sesc Estreito, em Florianópolis, deu início a uma jornada inspiradora com o lançamento do projeto Oxigênio, que visa fomentar a arte e a cultura através de oficinas gratuitas. A primeira etapa do projeto, realizada durante o mês de junho, em encontros aos sábados, concentrou-se em dança, proporcionando experiências enriquecedoras e transformadoras para os participantes.
Marcela Ribeira ministra a Oficina "Laboratório dos Sentidos". Renomada pela sua abordagem em dança contemporânea e consciência corporal, ela conduziu os participantes por um caminho de exploração lúdica do próprio corpo. A oficina, baseada em práticas somáticas do Body-Mind Centering℠ e na Técnica Klauss Vianna, promoveu estados de presença através do movimento.
"Está sendo incrível. Percebo que temos um público diverso que não chegaria se não fosse pelo Sesc e principalmente por ser gratuito. Há pessoas com experiência em práticas corporais e outras com zero experiência, o que traz riqueza para a construção coletiva do grupo. São histórias corporais e idades diferentes, e o retorno dos participantes tem sido emocionante", destaca Marcela.
Na Oficina "Butô: A Dança da Flor", Saile Moura trouxe uma experiência única ao explorar o butô, uma forma de dança que transcende os limites do corpo e abraça temas universais como vida, morte e transformação. Sua metodologia investigativa proporcionou aos participantes um mergulho profundo na musculatura coreográfica da escuridão à luz.
"Para mim, tem sido muito especial por diversos fatores. Primeiro, é a possibilidade de encontrar muitos artistas daqui de Santa Catarina e de fora. Sou um artista de fora, então estar em um lugar onde posso trocar, pesquisar e desenvolver estudos é muito especial e emergente. Acredito que essa ação é muito importante e espero que seja recorrente, pois democratiza atividades que não chegariam a muitas comunidades. O butô, por exemplo, é mais presente no eixo Rio-São Paulo, e falta acesso em cidades como Florianópolis, Curitiba e Manaus. Proporcionar essas oficinas de forma gratuita no Sesc é uma maneira de democratizar a arte e a cultura, oxigenando encontros e criações", salienta.
Os participantes expressaram sua gratidão e transformação através das oficinas:
Laís Otávio, participante da Oficina de Butô, destacou: "Um lugar de acolhimento onde me sinto segura para experimentar novas possibilidades de corpo, de dança e de estar no mundo. Tem sido um espaço muito transformador, permitindo acessar memórias de outras vidas, algo muito interessante."
Para Bianca Minink, que participou do "Laboratório dos Sentidos", é uma experiência transformadora. "Os encontros têm sido profundos, criando um espaço dentro de mim para a percepção do meu corpo. Tem sido muito transformador e acolhedor."
Para o Técnico de Cultura da Unidade, Cláudio Maik, "este projeto tem oxigenado não apenas os espaços físicos do Sesc Estreito, mas também as mentes e os corações dos participantes. Esta iniciativa tem fortalecido os laços com os artistas locais e ampliado significativamente o acesso à cultura na região."
Após o sucesso das oficinas de dança, o projeto Oxigênio continuará sua trajetória em agosto e setembro com oficinas de teatro. A expectativa é que esses encontros continuem a ser um ponto de encontro e crescimento artístico para a comunidade.
"O projeto Oxigênio é mais do que uma série de oficinas; é um símbolo de democratização cultural e um espaço vibrante de criação e transformação. Com o apoio do Sesc Estreito e o entusiasmo da comunidade artística, ele continua a ser uma fonte de inspiração e crescimento para todos os envolvidos", finaliza Cláudio Maik.
4 Comentários
ANA
02/07/2024 oxigenou minhas semanas! Que projeto lindo e necessárioPublicado à 20 semanas
Laís
02/07/2024 Eu amei muito participar dessa oficina! Mudou meu sentir perante ao mundo, me trouxe experiências únicas! O fato de trocar com outras pessoas foi demais também! Amei e espero que o sesc estreito possa trazer mais oficinas de arte gratuitas! ObrigadaPublicado à 20 semanas
Laís
02/07/2024 Eu amei muito participar dessa oficina! Mudou meu sentir perante ao mundo, me trouxe experiências únicas! O fato de trocar com outras pessoas foi demais também! Amei e espero que o sesc estreito possa trazer mais oficinas de arte gratuitas! ObrigadaPublicado à 20 semanas
Heloisa Christina Holl
29/06/2024 Sai transformada para melhor depois de participar do Laboratório dos Sentidos. Sensibilidade fina, até a tinta da caneta era flúida...Publicado à 20 semanas