Rede Sesc de Galerias
A Galeria de Arte do Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages recebe a partir do dia 11 de novembro a exposição "Desvio para o Norte", do artista multimídia rondoniense Gabriel Bicho. Com visitação gratuita, a mostra fica em cartaz até 16 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e sábado, das 9h às 12h.
A exposição propõe um deslocamento do eixo narrativo a partir do Norte do Brasil, reunindo trabalhos desenvolvidos por Bicho ao longo da última década. Com uma abordagem crítica e sensível, o artista utiliza técnicas diversas - fotografia, vídeo, instalação, lambe-lambe, arte digital e intervenções públicas -, para refletir sobre os conflitos socioambientais na Amazônia Legal e propor futuros possíveis diante da crise climática e das violações territoriais.
“É fundamental conversar também com o público do Sul do Brasil sobre o que se passa na Amazônia, entendermos que não estamos desassociados da natureza e, sobretudo, que esse ciclo de retroalimentação entre floresta amazônica e Mata Atlântica influencia as nossas vidas há séculos”, afirma Gabriel Bicho.
Entre os destaques da exposição estão o tríptico Oferta (2022), que reinterpreta visualmente cartazes de supermercado para denunciar a comercialização da Amazônia diante do avanço de grandes empreendimentos como as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, em Rondônia, ou a pavimentação da BR-319, entre Manaus-AM e Porto Velho-RO, trabalho que integra desde 2024 a Coleção de Arte Contemporânea do Museu Reina Sofia, em Madrid, Espanha.
Com curadoria de Gabriela Paiva de Toledo, "Desvio para o Norte" articula memórias pessoais e coletivas marginalizadas, evoca a força da biodiversidade amazônica e propõe uma experiência que mistura ativismo ambiental, ironia, denúncia e lirismo.
Texto por: Erika Artmann - Assessoria de Imprensa.
Sobre o artista
Gabriel Bicho é artista visual e curador, graduando em museologia e bolsista Pibe da Sala Verde na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Seu trabalho integra coleções nacionais e internacionais, como Museu Reina Sofía, Museu de Arte do Rio, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Artes Plásticas de Anápolis e o acervo Beverly Mitchell. Ele é artista premiado no 40° Arte Pará na categoria fomento e no Farofa - Festival de Fotografia; participou da 1ª Bienal das Amazônias e da 57ª Bienal de Veneza, com o projeto "Research pavilion: the digital aesthetic in utopia of access". É idealizador dos projetos "ISMP - Imagem Sensível de Memórias Possíveis" e "Muluca | mundo-lugar-casa". Seu trabalho pondera sobre futuros possíveis na Amazônia Legal,
Serviço
Exposição: Desvio para o Norte Artista: Gabriel Bicho
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages
Visitação: 11/11 a 16/12, seg a sex, das 9h às 21h e sábado, das 9h às 12h
Agendamento de grupos: (49) 9.9127-3090 (gratuito)
Endereço: Rua Vidal Ramos Junior, 152, Centro, Lages
Galeria de imagens
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários