Artes visuais
Na próxima quarta-feira, 11 de setembro, às 19h, o Sesc Jaraguá do Sul abre a exposição "Horizontes" de Denise Schlickmann, pelo projeto estadual Rede Sesc de Galerias. Com curadoria de Cleber Pieniz, a mostra apresenta uma coleção de pinturas onde as cores, as costuras e as texturas de diferentes materiais constroem paisagens exuberantes e misteriosas.
A artista convida o espectador a uma reflexão sobre a natureza do horizonte - essa linha imaginária que se estende indefinidamente, desafiando a percepção de distância e profundidade. Seus trabalhos permitem que o público dê forma e sentido às próprias paisagens, sugerindo que até mesmo composições visuais sofisticadas podem emergir do arranjo criativo de materiais cotidianos como tinta, papel, linha e tecido.
A visitação é gratuita e acontece até 11 de outubro, de segunda e sexta:-feira, das 9h às 19h. Agendamento de escolas e visitas mediadas podem ser realizados pelo whatsapp (47) 3275-7806. O Sesc Jataguá do Sul fica na Rua Jorge Czerniewicz, 633.
Denise Schlickmann transforma a complexidade do horizonte em uma fascinante experiência visual.
Texto curatorial
Como definir com clareza e precisão o horizonte, esta presença tão bruta quanto fugidia, esta imagem tão explícita quanto etérea? A complexidade deste exercício é traduzida na forma de pintura por Denise Schlickmann, que explora a gestualidade da cor e da textura em busca das justas analogias para a dimensão, para o tempo, para a matéria e para a própria forma que constituem a paisagem.
Na exposição "Horizontes", a artista lida com duas hipóteses simultâneas e complementares para dar conta deste paradoxo poético: na primeira, o horizonte é construído como espaço de amplitude física e visual, caracterizado pela ideia de uma distância sempre redimensionada, que se estende indefinidamente mais além a cada passo que damos em sua direção, limite virtual inatingível onde toda a perspectiva se perde em brumas e que apenas pelo exercício do olhar pode ser alcançado.
Na segunda, o mesmo horizonte reaparece como ambiente conceitual e técnico onde Denise revisa a história da arte a partir de notórios inventores da paisagem como uma peculiaridade da visão (John Constable, Joseph William Turner, Claude Monet e Anselm Kiefer, entre outros), mas também de Kazimir Malevitch, Jackson Pollock, Mark Rothko e Nuno Ramos, que redefinem a pintura como extensão do gesto, ação pictórica muscular, abstração produzida ironicamente pela deposição de sucessivas camadas de matéria.
O resultado desta pesquisa é apresentado ao público da Rede Sesc de Galerias como um conjunto de trabalhos vibrantes e intensos, fortes como conceito e como objetos concretos, imagens onde a intensidade do efeito formal – a massa das tintas, a rusticidade dos tecidos e dos papéis, o ordenamento passional das costuras – é proporcional aos questionamentos visuais que impõe: aqui estão suspensas as noções de longe e perto e de familiaridade e estranhamento para que se abra espaço entre a terra e as nuvens, entre a água e o céu, lugar onde o olhar de cada espectador pode encontrar seu próprio encaixe.
Por Cleber Pieniz
Sobre a artista
A artista Denise Schlickmann, nasceu em Jaraguá do Sul, mas reside em Joinville desde criança. Em 1980 inicia os estudos das artes plásticas, perfazendo 40 anos de atividades com arte. Desde 2013 possui seu próprio atelier, traz consigo as vivências de grandes mestres, e hoje compartilha seu conhecimento e sua técnica com as alunas e amigas.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários