
1º Biblioteca de Brincar do ano
No sábado, 22 de março, as unidades do Sesc-SC abriram suas portas para a primeira edição de 2025 do projeto Biblioteca de Brincar, uma iniciativa da Rede Sesc de Bibliotecas que tem encantado e estimulado a imaginação de crianças e adultos há três anos. Nesta edição, o evento trouxe o tema "Rima", proporcionando uma vivência rica em experimentação literária.
Realizado simultaneamente em 21 unidades do Sesc-SC, o evento atraiu um público de 1.399 pessoas, entre crianças e suas famílias, que se envolveram em atividades lúdicas e educativas. Em Caçador o evento aconteceu no dia 29 de março e em Laguna será no 19 de abril.
José Augusto da Silva Neto, Analista de Programação Social da área de Cultura, falou sobre a evolução do projeto desde sua estreia. "Iniciamos em 2022 com nove unidades realizando a programação. Hoje, já alcançamos 23 unidades que promovem o evento, com oficinas e apresentações em todas as edições. Desde 2024, o foco do projeto tem sido a literatura, abordando temas como rima, poesia, conto e a arte de cantar histórias. Esse diálogo com a literatura oral possibilita a articulação do projeto com a diversidade de propostas de artistas catarinenses, que utilizam o ritmo como recurso de interação artística com as famílias presentes nos eventos", ressalta.
Destaques da programação
A programação do evento Biblioteca de Brincar - Rima foi variada e envolvente, com atividades como brincadeiras, dinâmicas, oficinas de escrita criativa e contação de histórias. As bibliotecas foram transformadas em espaços mágicos, onde crianças e adultos puderam explorar, criar e inventar histórias juntos.
Na Unidade Sesc Estreito, por exemplo, a artista Laís Goes encantou o público com a contação do livro "E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas", de Emicida, abordando temas como medo e coragem de maneira sensível e poética.
Em seguida, Laís conduziu uma oficina de escrita criativa, onde crianças e responsáveis se reuniram em torno de um grande papel craft no chão, desenhando e escrevendo palavras que rimavam. A atividade culminou na criação de um poema coletivo, feito a partir das palavras e rimas propostas pelos participantes, o que proporcionou uma experiência única de interação com a literatura.
O evento não só encantou os participantes, mas também gerou momentos de reflexão e carinho. Wilyana Cristina Bensberg, cliente da Unidade Sesc Caçador, compartilhou sua experiência: "Minha filha e eu gostamos muito das atividades de leitura, recreação e teatro! Um momento lúdico muito especial e envolvente para os nossos pequenos leitores! Eventos como este são muito benéficos em nossa comunidade! Gratidão a toda equipe Sesc!"
“A cada edição, vejo como o ambiente que criamos transforma a forma como as crianças e seus responsáveis se envolvem com a leitura, explorando o espaço de maneira lúdica e interativa. A escolha dos artistas convidados é essencial para essa experiência, pois são eles que dão vida às histórias e aproximam ainda mais o público da literatura. No final do evento, é sempre emocionante ver crianças e adultos pegando livros emprestados, perguntando sobre a próxima edição e demonstrando entusiasmo para continuar explorando esse universo. Essa primeira edição do ano foi maravilhosa e me enche de expectativas para o que ainda está por vir. Espero que possamos continuar recebendo artistas tão inspiradores como a Laís Goes e que o público cresça cada vez mais, interagindo com esse espaço de arte, cultura, conhecimento e desenvolvimento."
Maria Clara – Atendente de Biblioteca da Unidade Estreito
Save the date
As próximas edições estão agendadas para os dias 17/05, 23/08, 13/09. As programações serão divulgadas previamente na Agenda do site Sesc-SC.
Galeria de imagens
Confira os registros fotográficos de algumas unidades realizadoras do Biblioteca de Brincar - Rima.
0 Comentários