Sesc apresenta teatro em Libras, em 7 cidades catarinenses


29/05/2018 - Atualizado em 01/06/2018 - 479 visualizações

A Rede Sesc de Teatros traz para Santa Catarina o espetáculo “Enquanto a chuva cai”, da Cia. Fluctissonante, do Paraná, com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e em Língua Portuguesa. A peça usa a expressão corporal e o teatro de objetos para narrar a história de duas crianças que se encontram dentro de uma casa em ruínas no meio da guerra. O menino domina e utiliza a Língua Portuguesa para se comunicar, enquanto a menina se expressa utilizando os sinais das Libras. Acessível para surdos e ouvintes, o espetáculo ilustra o delicado processo de aproximação e comunicação entre os dois personagens. Nesta guerra, um amigo é como uma fonte no deserto. A barreira linguística, então, não pode ser um empecilho para que se tornem amigos e cúmplices na luta pela sobrevivência.

 As apresentações são gratuitas, com classificação Livre, e acontecem nos teatros do Sesc em Florianópolis (Prainha) (07/06), Laguna / Cine Teatro Mussi (08/06), Itajaí (09/06), Joinville (10/06), Jaraguá do Sul (12/06), Lages (14/06) e Chapecó (16/06). Após as apresentações o público será convidado a participar de um bate-papo com o elenco criador da peça, para uma reflexão sobre a importância do exercício diário de acessibilidade e os caminhos para a Arte Acessível no Brasil.

 CLIQUE AQUI para consultar a programação completa!

SINOPSE
Duas crianças órfãs se encontram por acaso dentro de uma casa em escombros. A cidade em que vivem foi devastada pela guerra. São filhos de facções em conflito, mas em sua verdadeira inocência, ignoram sua condição de inimigas. Ignoram ainda uma outra diferença, que também não as impedirá de se tornarem amigas e aliadas na luta pela sobrevivência: uma diferença de língua. Uma delas ouve e domina a língua portuguesa. A outra, ao invés de falar, sinaliza suas ideias, percepções e sentimentos. Nasceu surda e foi educada na Língua de Sinais de seu país.

FICHA TÉCNICA:
Teatro | 45 min
DIREÇÃO: Claudete Pereira Jorge e Nautilio Bronholo Portela
TEXTO: Nautilio Bronholo Portela
ELENCO: Helena de Jorge Portela e Igor Augustho
DESENHO DE LUZ: Judy Fiorese
PRODUÇÃO: PróCriare Consultoria e Criação
 REALIZAÇÃO: Cia. Fluctissonante
 DURAÇÃO: ​45min
FAIXA ETÁRIA: Classificação indicativa Livre.
 FOTOS DE LEONARDO LIMA
*Este espetáculo é dedicado à grande atriz e diretora Claudete Pereira Jorge.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .