O Sesc em Santa Catarina possui o projeto “Espaço-Criação”, que disponibiliza gratuitamente os espaços e equipamentos culturais em sete cidades, para uso de artistas, grupos e coletivos. O objetivo é viabilizar o desenvolvimento de experimentações nas variadas linguagens artísticas, incentivando a criação estética e o intercâmbio entre artistas de diferentes áreas.
Mediante a demanda, o Sesc Curitibanos passou a desenvolver o projeto, contemplando o grupo de danças urbanas HeartBeat, que reúne jovens advindos de outros grupos de dança do município. Anterior à sua formação, houve um movimento chamado “HeartBeat Moviment”, com o objetivo de realizar o intercâmbio dos grupos de dança e dançarinos independentes de Curitibanos e região. O evento deu certo e os jovens puderam trocar conhecimentos, ideias, experiências, resultando na criação do grupo de dança.
“Somos um grupo de dançarinos de baixa renda realmente, porém temos muita vontade de levar nossa dança para frente. A gente acredita que a dança muda as pessoas e os lugares, e é capaz de mover uma sociedade”, salienta uma das coordenadoras do movimento, a jovem Emanuelle Rauen, de 16 anos. Sobre a oportunidade de usar o espaço da sala de dança do Sesc, destaca: “Pensamos no Sesc por ser uma instituição que apoia os valores culturais e talentos que temos dentro de nossa sociedade, mas que muitas vezes não são vistos”.
Durante o período do projeto o grupo ficará sob a coordenação geral do coreógrafo Claudinei Rogério, com grande experiência na área. Ele se disponibilizou voluntariamente para a coordenação, sendo que desde o primeiro contato já identificou grande potencial dos dançarinos.
Segundo o técnico de atividades de cultura do Sesc em Curitibanos, Greison Rocha, “o Espaço-Criação é uma oportunidade de fortalecimento juvenil através da dança, sendo que o resultado final desta experiência será um produto cultural que servirá de argumento para mobilização de políticas públicas de incentivo e apoio a este grupo e outros que já existem na cidade”.
Com o Programa de Cultura do Sesc Santa Catarina, talentos são revelados e, na medida do possível, existe o suporte para que eles possam se desenvolver. "E é exatamente isso que está acontecendo através deste projeto. São os primeiros passos de algo que pode se tornar muito significativo para o desenvolvimento sociocultural de Curitibanos", destaca Greison.
Colaboração: Greison Rocha (Técnico de Atividades de Cultura e Assistência Sesc em Curitibanos)
Sesc Curitibanos recebe o grupo de dança HeartBeat no projeto “Espaço-Criação”
23/01/2019 - Atualizado em 23/01/2019 - 526 visualizações
0 Comentários