Sesc divulga novos episódios do podcast de literatura catarinense Página Sonora


06/10/2022 - Atualizado em 07/10/2022 - 575 visualizações

Os episódios de outubro do podcast Página Sonora, da Rede de Bibliotecas estão disponíveis no Spotify, Google podcast, Anchor e YouTube, evidenciando trabalhos de autores nascidos ou radicados em Santa Catarina.

Nesta edição são lidos trechos dos livros:  “D. Narcisa de Villar”, de Ana Luísa de Azevedo Castro (Editora Mulheres, 2000) “Urgências que não são”, de Cristiano de Sales (Editora Urutau, 2021); “Borboletas e abacates”, de Demétrio Panarotto (Editora Argos, 2000); “Notas mínimas”, de Katherine Funke (Editora Solisluna, 2010); e “Nem tão amarelo assim”, de Rubens Akira Kuana (Editora Shiva Press, 2021).   

O objetivo é despertar o interesse na leitura integral dos livros, que estão disponíveis para empréstimo nas 28 Bibliotecas da Instituição no Estado. A narração é realizada por colaboradores de Cultura do Sesc-SC e convidados de outras áreas, com trilhas sonoras criadas por instrutores e alunos dos cursos de música da Instituição.

Com os programas inéditos lançados na primeira sexta-feira de cada mês, a Instituição já soma 139 episódios, em 28 edições. Tem poesia, crônica, conto, trechos de romances, novelas e textos de teatro, o que garante ao público ouvinte uma programação com dinamismo e diversidade.

Todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente e também pode ser utilizado como fonte de informação e fruição por outras bibliotecas, centros culturais, escolas e universidades, para pesquisa e ponte para expandir o alcance da literatura no nosso estado e fora dele.

Episódio 135 - Ouça um trecho do livro "Urgências que não são" de Cristiano de Sales

Narração de Dego Mendes (Sesc Estreito). Confira o depoimento do colaborador:

"Este livro traz à tona uma coletânea de poemas que nos fazem pensar sobre a vida, sobre a forma moderna de viver, dos desgostos da vida aos gostos de viver. Nos faz refletir sobre o consumo desacerbado, sobre as questões coloniais do capital e a forma como ele interfere nosso modo de viver, o trabalho, a vida, os desgastes, a cidade em toda sua totalidade, a solidão. Poemas que nos rasgam e nos fazem refletir sobre as rotinas cansativas e a vida, ou tal vez, das urgências que não são.

O Poema “Ailton Krenak, chama muito atenção no livro, é um poema decolonial, um poema que critica as formas de viver que não respeitam a natureza, que não respeita os solos, que não respeitam nem a sí e nem ao outro.

disse esse homem/ que povo crescido assim/ feito a gente/achando que vida só gente/ se agita por não entender/ que há vida em tudo,/ naquele hibisco enroscado na cerca/ um pedaço de planta que insiste / e espia por buracos dos muros/ num musgo/ inseto/ pocinha de água, rio/no ar e mesmo/na pedra.

O trecho do poema fala sobre a possibilidade de vivenciarmos junto a natureza, as coisas que comungam com o natural, entender que não somos o centro da vida na terra, compreender que somos e estamos apenas passando por aqui, e que devemos respeitar as outras formas de vida."

Episódio 136 - Ouça um trecho do livro "D. Narcisa de Villar" de Ana Luísa de Azevedo Castro

Narração de Elizabete Tomasi (Sesc Criciúma). Confira o depoimento da colaboradora:

"O romance “D. Narcisa de Villar” (1859) de autoria de Ana Luísa de Azevedo Castro relata uma lenda do tempo Colonial. Mãe Micaela conta ao leitor a história de uma jovem que subverte o lugar que lhe fora destinado e, por meio de peripécias e estratagemas, busca sua felicidade, fugindo com seu grande amor, Leonardo, para escapar, desse modo, ao destino imposto pelos irmãos. É um romance de leitura tranquila, que te envolve do início ao fim, mesmo considerando a linguagem um pouco difícil. Fala sobre a opressão da mulher pela família e sociedade, sobre a escravidão dos índios pelos colonizadores, denúncias ao machismo e ao racismo."

Episódio 137 - Ouça um trecho do livro "Notas mínimas" de katherine Funke.

Narração de Camila Vargas (Sesc Prainha). Confira o depoimento da colaboradora:

"Um livro instigante, com contos curtos sobre narrativas do cotidiano, acontecimentos comuns, que nos fazem refletir sobre as situações do dia a dia, como andar de bicicleta, tomar café, o ir e vir de um aeroporto, a insônia. Junto dos contos, o livro traz ilustrações de Enéas Guerra. O livro me tocou por serem contos curtos e intensos."

Episódio 138 - Ouça um trecho do livro "Nem tão amarelo assim" de Rubens Akira Kuana.

Narração de Diego Augusto (Sesc Balneário Camboriú). Confira o depoimento do colaborador:

"Rubens faz dos poemas do seu 'Nem tão amarelo assim' uma verdadeira investigação íntima sobre identidade, pertencimento e família, com versos precisos e recheados de humor sardônico. O livro se destaca também por ser uma obra atípica no painel geral da produção poética do estado (e até nacional!). Traz um olhar fresco e honesto sobre imigrantes e descendentes de japoneses, desmantelando os clichês perpetuados pela sociedade branca, desde apelidos racistas à apropriação ocidental de uma 'estética oriental'. O livro está disponível em formato digital e gratuito, diretamente no perfil do instagram do autor (@akira_kuana). Leiam agora!

Episódio 139 - Ouça um trecho do livro "Borboletas e abacates" de Demétrio Panarotto.

Narração de Josimar Pereira (Sesc Chapecó). Confira o depoimento do colaborador:

Borboletas e Abacates, de Demétrio Panarotto é um olhar para além do cotidiano, trazendo pinceladas de humor e crítica às cenas do dia-dia, 'confessando' ao leitor e vice-versa, as ironias corriqueiras que são postas ao acaso, como uma dedada no canto da quina, um morrer e reviver irônico de um lírico.

O humor irônico privilegia o transitar do autor pelos variados estilos de poemas pondo, de forma diversificada, linguagens de poesia visual, científica e de gírias. O livro soa como o 'escrever' seus próprios delírios, pois, 'escrevo com o delírio de ontem, com incerteza de hoje'. Assim, somente degustando páginas e mais páginas é que se compreende humor irônico do cotidiano real."

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .