Sesc divulga resultado do “Prêmio Literário Sesc Criança”


11/12/2019 - Atualizado em 11/12/2019 - 462 visualizações

O formando de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Pedro Xavier da Cunha, com 23 anos, nascido em São Paulo e residente em Santa Catarina há 6 anos, é o autor vencedor do "Prêmio Literário Sesc Criança", com a narrativa “O rio”. Pedro também foi recentemente aprovado para o mestrado em Literatura na mesma instituição.

A narrativa “O rio” passará agora pela fase de incorporação de ilustração e projeto gráfico para ser lançado no primeiro semestre de 2020, em evento ainda a ser divulgado pela Instituição. O Prêmio concedeu ainda duas menções honrosas pela qualidade do texto "Encarnado", de Felícia de Oliveira Fleck e "O baile do compadre macaco", de Iur Antônio Gomes.

Sobre o "Prêmio Literário Sesc Criança"
O Sesc Santa Catarina recebeu 246 inscrições de escritores de todas as regiões do Estado. O objetivo da Instituição é incentivar e valorizar a produção literária de autores catarinenses, voltada ao público infantil, além de evidenciar a importância da leitura desde a primeira infância e ampliar o acesso ao livro e à leitura.

As inscrições estiveram abertas no período de 17 de setembro a 31 de outubro de 2019 e foram efetuadas através do envio de uma obra inédita (não publicada), adequada ao público infantil. Quanto a origem das inscrições, 56 cidades catarinenses estão representadas: 73% são nascidos e residentes em SC; 25% nascidos fora que declararam residentes no Estado há mais de dois anos; 2% das inscrições são de nascidos em SC, mas residentes fora do Estado com destaque para inscrições de países da Europa.

Os textos foram avaliados pela comissão julgadora composta por: Eliane Debus, professora pesquisadora da Ufsc; Denise Guilherme Viotto, consultora na área de projetos de leitura e curadora da TABA; e Guilherme Karsten, ilustrador e autor de livros infantis. Os critérios para análise das obras inscritas foram: a originalidade do texto, o uso do padrão culto da língua portuguesa, o teor artístico e adequação ao público-alvo.

Além de oferecer uma oportunidade aos escritores do Estado, o "Prêmio Literário Sesc Criança" pretende fluir a produção literária catarinense contemporânea. Para atingir estes objetivos o projeto prevê além da premiação a publicação da obra que será disponibilizada no acervo das Bibliotecas do Sesc em todo país e ainda a distribuição em instituições educacionais e culturais do Estado.

+Comissão julgadora:
Eliane Debus
Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (PT). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina. É líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da Universidade Federal de Santa Catarina. Em suas publicações, atua principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, temática africana e afro-brasileira na literatura infantil e juvenil, formação de leitores, formação de professores e leitura literária.

Denise Guilherme Viotto
É de São Paulo, Mestre em Educação pela PUC-SP, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Idealizadora e diretora da TABA, blog de curadoria/clube de livro on-line e serviço de assinatura de literatura infantil. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

Guilherme Karsten
É de Blumenau, formado em Publicidade, e especializado em Design Gráfico. Ilustra livros infantis desde 2010, e a partir de então se encanta com este universo e começa a escrever suas histórias também. Acumula diversos prêmios, como a menção honrosa no Prêmio Internacional Serpa de Livro Ilustrado, de Portugal, em 2017. Foi selecionado, em 2019, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), como um dos 10 ilustradores brasileiros selecionados para representar o Brasil na Bienal de Ilustração de Bratislava (BIB) 2019, na Eslovênia.




Escritor premiado ao lado dos diretores e equipe de Cultura no Departamento Regional do Sesc

Membros da comissão julgadora

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .