Referência nacional quando o assunto é ação formativa em artes cênicas, experimentação, pesquisa e intercâmbio artístico, o “Sesc Dramaturgias” promove uma ampla programação on-line em Santa Catarina. Com uma trajetória de 24 anos, o projeto reafirma o nosso compromisso institucional com a formação de artistas, articulando fruição, teorias, processos, ferramentas e métodos, através do circo, da dança e do teatro.
Nesta edição, são ofertadas gratuitamente seis oficinas on-line nos módulos: Circo, Atuação, Dança e Encenação. Com realização das Unidades Sesc Rio do Sul, Blumenau, Xanxerê, Prainha – Florianópolis, Caçador e Joinville, os encontros virtuais acontecem das 19h às 21h30, e as inscrições estão abertas no site do Sesc.
A programação traz ainda dois webnários conduzidos pelos ministrantes das oficinas, com transmissão pelo YouTube Sesc-SC. O Webnário I na abertura do projeto no dia 22.03, às 19h30, contará com a participação de Paula Bittencourt (Dramaturgia do Circo), Daniel Olivetto (Dramaturgia da Atuação) e Paloma Bianchi (Dramaturgia da Dança). O Webnário II, no dia 26.04, às 19h30, será conduzido por Alex de Souza (Dramaturgia da Encenação), Diego de Medeiros (Dramaturgia da Encenação) e Samira Sinara (Dramaturgia da Atuação).
As atividades visam a fomentar o estudo da dramaturgia enquanto elemento estruturante para a pesquisa e a criação em artes cênicas, explorando as possibilidades do texto dramático, do corpo no circo, na dança e no teatro. Também estimulam debates e reflexões relevantes para a sociedade contemporânea, uma vez que o projeto articula questões relacionadas a construção de sentidos, composição e criação em artes cênicas.
Saiba mais:
Dramaturgia do Circo
Oficina do curar - O riso sagrado com Paula Bittencourt (Florianópolis/SC)
28.03 a 01.04, 19h às 21h30
On-line
Vagas limitadas | Gratuito
Link para inscrição: https://forms.office.com/r/7q3vnTyuJJ
Sinopse: A figura do palhaço está em nossas terras, em nossos ancestrais, em nosso corpo e nossa alma. Esta oficina busca levar os participantes à uma compreensão vivida, experimentada no compartilhar, sobre o sentido de “cura” por meio do riso sagrado. Curar: realçar o sabor, realçar o que está bem, o que é bom. A palhaçaria coloca foco no que está bem, ela realça o sabor da pessoa, realça as coisas boas. E o que é bom? O que é belo? Muitas vezes é justamente o que tentamos esconder, o que não é aceito socialmente. E justamente nisso está a beleza de cada um, é em tudo aquilo que é muito particular de cada ser humano.
Dramaturgia da Atuação
Oficina: Colaboratividade, co-autorias e escritas pessoais com Daniel Olivetto (Itajaí/SC)
04 a 08.04, 19h às 21h30
On-line
Vagas limitada | Gratuito
Link para inscrição: https://forms.office.com/r/3Sn1E2DB7Z
Sinopse: Dividida em momentos de teoria e prática, esta oficina foi estruturada para aprofundar a reflexão sobre dramaturgias calcadas no trabalho de intérpretes, estimulando o desenvolvimento prático de projetos pessoais. Serão compartilhados trabalhos de artistas e coletivos que nos ajudarão a conhecer diferentes formas de criação de textos, estimulando projetos pessoais que não partem necessariamente de uma dramaturgia previamente escrita. Além do compartilhamento teórico e expositivo, serão desenvolvidos exercícios de escrita com o objetivo de mobilizar projetos que deem vazão às necessidades e percepções de cada participante.
Dramaturgia da Dança
Oficina Dramaturgia da Dança com Paloma Bianchi (Florianópolis/SC)
11 a 14.04, 19h às 21h30
On-line
Vagas limitadas | Gratuito
Link para inscrição: https://forms.office.com/r/Lt2ztqMhFQ
Sinopse: Tendo como foco principal o trabalho da pessoa dramaturgista nos processos de pesquisa e criação de obras de dança, a oficina irá abordar a produção e a organização de sentidos entre os diferentes elementos e fazeres que compõe uma obra artística: temáticas, linguagens estéticas, composição coreográfica, matérias, mídias, corpos, bem como os espaços de apresentação e seus contextos, a maneira de colocar a obra em relação com o público e as dimensões sociais, políticas e éticas inerentes a qualquer criação em dança.
Dramaturgia da Encenação
Oficina: "Objet(ação)! - Dramaturgia das interações com objetos na cena" com Alex de Souza (Florianópolis/SC)
02 a 06.05, 19h às 21h30
On-line
Vagas limitadas | Gratuito
Link para inscrição: https://forms.office.com/r/QQErH4UA7w
Sinopse: No percurso desta oficina buscaremos ampliar nossas percepções em relação aos objetos que nos circundam para deslocá-los à cena aproveitando seus vários níveis expressivos e desenvolvendo dramaturgia própria nesta interação. Mais do que agir sobre o objeto, propõe-se aqui encontrar as particularidades que nascem das relações de interação entre objetos e pessoas que ampliam as possibilidades de atuação junto ao público.
Dramaturgia da Encenação
Oficina: Teatro para as infâncias com Diego de Medeiros (Florianópolis/SC)
09 a 13.05, 19h às 21h30
On-line
Vagas limitadas | Gratuito
Link para inscrição: https://forms.office.com/r/UUu4Zf7qyB
Sinopse: A oficina propõe lançar olhares sobre as práticas teatrais desenvolvidas com e para crianças, analisando e refletindo acerca dos modos de criação e produção de trabalhos artístico-pedagógicos que busquem alargar as possibilidades cênicas de modo a se relacionarem com as infâncias contemporâneas.
Dramaturgia da Atuação
Oficina: Procedimentos e processos dramatúrgicos de atuação cênica: Experiências com teatro em situações de privação de liberdade com Samira Sinara (Joinville/SC)
16 a 20.05, 19h às 21h30
On-line
Vagas limitadas | Gratuito
Link para inscrição: https://forms.office.com/r/FA988jnCpv
Sinopse: A oficina é voltada para a investigação de processos criativos, por um viés prático e colaborativo, envolvendo a corporeidade e a performatividade cênica como ferramentas dramatúrgicas para a elaboração de trabalhos solos relacionados a depoimentos pessoais, registros documentais, memórias corporais dos próprios participantes. Os procedimentos que serão experimentados nos encontros remotos se voltam para criação e para a investigação corporal em ambiente digital, a partir da vivência e experiência de atuação da ministrante com teatro em situação de privação de liberdade e nos presídios ao longo de dez anos.
0 Comentários