Nesta sexta-feira, dia 29 de abril, é celebrado o Dia Internacional da Dança. Um momento importante para refletir sobre o quanto essa linguagem potente da arte é capaz de unir pessoas em territórios criativos e de fruição tão significativos. E reforçar o quanto eventos que reúnem diversas modalidades e promovem ações formativas, com foco na pluralidade, são importantes para a difusão cultural.
É o caso do Sesc em Dança Blumenau, que realizou sua quarta edição nos dias 1º e 2 de abril de 2022, com apresentações de espetáculos no Teatro Carlos Gomes e ações formativas.
O evento reuniu dezenas de instituições, coletivos, estudantes e coreógrafos da dança de Blumenau e região, e envolveu em torno de 300 pessoas na execução. Contou também com a parceria da Mostra Dança Criança, evento idealizado pela professora blumenauense Tharita Tiago, que trouxe ao palco mais de 40 bailarinos entre 3 e 12 anos de idade.
O projeto já tem um lugar especial no calendário da cidade e a cada edição busca integrar de forma democrática artistas, seus familiares, amigos e toda a comunidade assim como aperfeiçoar a forma de diversificar e contribuir com a formação de plateia. Neste no, o público pode vibrar com as apresentações de espetáculos de dança contemporânea, danças populares, folclóricas, urbanas, ballet, dança de salão, do ventre e sapateado.
“Levei minha família aos dois dias de apresentações e pude sentir, através do meu neto o quando experienciar a dança enquanto plateia pode ser encantador e transformador. Foi ele quem pediu para retornar ao evento novamente no dia seguinte” relata Idelfonso dos Santos, gerente do Sesc Blumenau.
A técnica de Cultura do Sesc Blumenau, Desiree Silveira destaca que eventos culturais são oportunidades valiosas para a construção de conhecimento, para a socialização, para o lazer e a saúde mental, reunindo todos esses benefícios em uma esfera sensível. “Ficamos mais uma vez muito felizes em perceber todo esse envolvimento da comunidade em torno do Sesc em Dança, o retorno de plateia cativa, e em especial a intensa participação de diversos grupos mesmo sabendo que tanta gente ainda se ressignifica após duros momentos de pandemia”.
As imagens abaixo mostram que, mais uma vez, o Sesc expôs a diversidade do que é produzido em dança em Blumenau e região, enaltecendo o trabalho de profissionais e estudantes que vivem “o Dia da Dança” todos os dias.
E fica o convite para quem quiser viver essa experiência maravilhosa no Sesc. A gente oferece cursos de dança em diversas modalidades, com matrículas abertas em nossas Unidades.
No Sesc Blumenau temos aulas de Danças Urbanas, Jazz, Ballet e Dança Criativa e as aulas experimentais podem ser agendadas pelo e-mail: desiree.6941@sesc-sc.com.br
0 Comentários