A 28ª edição do Festival Jaraguá em Dança movimentou a cidade de Jaraguá do Sul de 14 a 25 de setembro. O evento, tradicional do calendário cultural da cidade, contou com a participação de 52 entidades, 2.327 bailarinos, 85 coreógrafos, 159 auxiliares e 343 coreografias divididas em 16 sessões.
O Sesc Jaraguá do Sul marcou presença no evento com espetáculos das turmas de Ballet, Jazz, Danças Urbanas e Dança Livre. As seis coreografias apresentadas foram trabalhadas durante todo o ano pelo instrutor dos cursos de dança do Sesc, Sérgio de Almeida.
Apresentações do Sesc
No primeiro final de semana do festival, as turmas de Dança Livre apresentaram a coreografia “Gatinhos Sapecas”, no sábado. O domingo contou com um solo da bailarina Antônia Massaneiro, do Ballet Infantil, e apresentação da coreografia “Eu poderia ser...”, da turma de Jazz.
No segundo final de semana foi a vez das turmas do primeiro ano de Ballet se apresentarem com a coreografia “As gatas Xadrez”. A turma de Ballet Preparatório encenou “As gatinhas e os novelos” e a turma de Danças Urbanas encerrou a participação do Sesc no evento, com a coreografia “Mexeu com uma, Mexeu com todas”.
Famílias emocionadas
“A apresentação no Jaraguá em Dança representou toda a dedicação e evolução da turma, que se apresentou com uma alegria, delicadeza e confiança encantadoras. Realmente fiquei muito emocionada, tenho certeza que minha filha se lembrará para sempre desse momento”. Rafaela Cristine Sens Cardia, mãe da Beatriz Cardia do Ballet 1°ano.
Daiane K. Wolf, mãe do bailarino Guilherme Klein Wolf da modalidade Dança livre, diz “ver o Guilherme se apresentando com desenvoltura e desinibido, foi maravilhoso e emocionante. Perceber como foi desenvolvido com eles o levar da dança como forma de se divertir e não precisar se preocupar com coreografias super elaboradas e espaços no palco. O trabalho do professor Sérgio foi maravilhoso, as crianças realmente se divertiram e não ficaram estressadas. "Muito orgulho de ver o Gui dançando”.
Oportunidade de subir ao palco
Para a técnica de Cultura do Sesc Jaraguá do Sul, Jaqueline Dziubatey, “só quem faz algum tipo de arte em que temos o palco como lugar para mostrarmos a nosso trabalho entende a delícia que é estar naquele lugar. Aquela sensação que por alguns minutos parece ser a melhor da nossa vida”.
Jaqueline reforça a importância do palco para os alunos, um espaço indispensável para uma boa formação em Dança. “Se apresentar em eventos como esse, proporciona um universo de possibilidades e aprendizados, oportunizando aos bailarinos perceberem a importância do trabalho coletivo, dos ensaios em sala, das repetições que muitas vezes são cansativas. Cada um contribui à sua maneira, aproveitando ao máximo seus talentos individuais”.
Segundo ela, dia de apresentação é dia de festa! “Deixamos nossos bailarinos tranquilos e despreocupados com a coreografia, repetimos sempre: ‘aproveite seu momento no palco’, pois estamos seguros do trabalho desenvolvido em sala. Neste momento é o protagonismo deles que está em ação, momento de se perceberem, se ouvir e se sentir. Para muitos é um momento de superação, do medo, da vergonha, de conseguir dominar um palco e mostrar para suas famílias que estão na plateia que aquela apresentação é uma homenagem e demonstração do carinho para eles”, conta Jaqueline.
Todas as apresentações estão disponíveis no canal do YouTube da Prefeitura Municipal. O 28º Jaraguá em Dança é realizado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul/Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e tem como objetivo divulgar, incentivar e fomentar a dança como forma de expressão cultural, promovendo a “Dança Educação”, valorizando o intercâmbio entre os agentes da dança e estimular a pesquisa em todos os estilos dança.
Colaboração: Jaqueline Dziubatey, técnica de Cultura do Sesc Jaraguá do Sul
0 Comentários