Celebração do Violão Brasileiro
Joinville, a maior cidade de Santa Catarina e referência nacional em cultura, se prepara para sediar a primeira edição do Festival de Violões, realizado pelo Sesc. O evento acontece de 01 a 04 de agosto, com programação gratuita, e e contará com a participação de quatro renomados violonistas: Alessandro Penezzi, Ricardo Pauletti, Ana Paula da Silva e Marcus Llerena.
As apresentações acontecem no Teatro do Sesc Joinville, na Rua Itaiópolis, 470 - América. Como ingresso social, o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada. As doações são direcionadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidas pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Além dos concertos, o festival oferecerá cinco oficinas abrangendo desde produção cultural para musicistas até diferentes técnicas de violão para músicos, incluindo uma oficina introdutória para jovens interessados em aprender violão. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser realizadas pelo site Sesc-SC.
O Festival de Violões do Sesc Joinville vai proporcionar à comunidade uma oportunidade única de se envolver com a riqueza artística do violão. É também uma excelente oportunidade para expandir o repertório musical e valorizar o violão brasileiro como um símbolo cultural de grande importância.
Confira a programação completa!
Apresentações artísticas
01/08 (qui), às 20h: Concerto de Violão Clássico, com Marcus Llerena (de Santos/SP)
Sinopse: O renomado violonista Marcus Llerena apresenta um concerto de violão clássico que abrange um eclético repertório desde a Renascença até os dias atuais. O programa inclui interpretações magistralmente executadas e enriquecidas por comentários sobre as peças apresentadas.
Mini Bio: Marcus Llerena é um dos mais importantes violonistas brasileiros, com uma carreira marcada por prêmios e turnês internacionais. Iniciou seus estudos no Rio de Janeiro e aperfeiçoou-se nos Estados Unidos, Espanha e França. Como solista e camerista, destacou-se em recitais e gravações de repertórios diversos. Sua discografia inclui álbuns aclamados como Noturno Brasileiro e Levanta Poeira.
02/08 (sex), às 20h: Espetáculo “Ritual das Cordas”, com Ricardo Pauletti (de Itajaí/SC)
Sinopse: Sem fronteiras entre o popular e o erudito, sob forte influência do Choro e com um toque de Música Contemporânea, o espetáculo "Ritual das Cordas" faz um passeio por distintas atmosferas do violão brasileiro contemporâneo através das composições de Ricardo Pauletti. O espetáculo já circulou em diversas cidades do Brasil e em países como Peru, Chile e México. Em 2021 foi lançado como álbum de música nas plataformas digitais e como projeto audiovisual nas plataformas de vídeo. Em 2023 foi finalista do Prêmio Profissionais da Música na Categoria Instrumentista Popular.
Mini Bio: Ricardo Pauletti é violonista, compositor e pesquisador, especializado em violão erudito, choro e violão de 7 cordas. Graduado em música pela UNIVALI, mestre e doutorando em composição pela UDESC, possui uma vasta discografia que inclui Variações Brasileiras (2011), Choro de Faia (2014), e Ritual das Cordas (2021). Pauletti já se apresentou em diversas cidades do Brasil, América Latina e Europa, em festivais e instituições renomadas. Além de sua carreira artística, atua como professor e coordenador pedagógico no Conservatório de Música Popular de Itajaí, ministrando oficinas e workshops em várias regiões.
03/08 (sáb), às 20h: Concerto com Alessandro Penezzi (Piracicaba/SP)
Sinopse: Guiado pelas cordas de Penezzi, o público embarcará em uma jornada musical através de suas peças mais emblemáticas já gravadas, bem como algumas mais recentes, dentre suas mais de 600 composições. O concerto também relembrará algumas páginas clássicas do Violão Brasileiro garantindo uma viagem ainda mais enriquecedora. O concerto apresentará suas composições mais famosas, como "Dayanna" (chamamé gravado por Yamandú Costa), "Be-a-Baden", "Valsa Crioula" e "Nhô Quin", entre outras, além de algumas obras mais novas, como "Selva de Pedra", "Samba Minuano", "Dança das Abelhas" e "Sombrinha".
Mini Bio: Alessandro Penezzi é um violonista e compositor brasileiro com uma carreira internacional, tendo se apresentado em países como EUA, Japão, Rússia, Gabão, Angola, Itália, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Argentina, Uruguai, Colômbia, Marrocos, Portugal e Cabo Verde. Ele possui obras publicadas internacionalmente, incluindo o álbum "Brasil Acústico" pela Alfred Music. Suas músicas foram gravadas por artistas como Beth Carvalho e Yamandú Costa. Em 2017, a flautista Jane Lenoir lançou o álbum "Jane Lenoir plays Penezzi". Alessandro recebeu homenagens e indicações em prêmios como Visa MPB Instrumental, Tim de Música Brasileira, Shell de Teatro e Prêmio da Música Brasileira.
04/08 (dom), às 18h: Show “Remanso”, com Ana Paula da Silva (de Joinville/SC)
Sinopse: Música; recolhimento; escuta atenta; porção de água de rio cuja superfície parece estar (ou está) imóvel: Essa é a denominação de REMANSO, novo álbum, da cantora e compositora Ana Paula da Silva, liberado nas plataformas digitais em julho de 2023. O disco é o sétimo álbum da artista, mas o primeiro projeto solo, em voz e violão. Os shows também contemplam o feminino, a artista-mulher-mãe. Com uma sonoridade mais intimista assim como o álbum, voz e violão, Ana Paula contará com participações especiais em cada cidade.
Mini Bio: Ana Paula da Silva é compositora, instrumentista e cantora brasileira. Com 28 anos de carreira, lançou e produziu sete álbuns, um DVD e um Songbook com as suas composições. Escolheu viver no sul do Brasil, seu lugar de nascimento e caminhar pelo mundo. Seu trabalho artístico segue atravessando fronteiras e resultou em alguns prêmios nacionais importantíssimos como: Melhor Cantora e Autora no Prêmio Profissionais da Música em Brasília/DF, 2023; Melhor Cantora em Santa Catarina/SC; Melhor Cantora no Prêmio da Música Brasileira • Ano Ney Matogrosso no Rio de Janeiro/RJ e como Artista no Prêmio Grão de Música em São Paulo/SP.
Oficinas
01/08 (qui), das 10h às 12h: Oficina de Violão Infantil Básico, com Diego Zanata (de Maringá/PR)
Sinopse: A oficina de violão oferecerá uma introdução ao instrumento em um ambiente de grupo, no qual os alunos iniciantes poderão apreciar a música, aprender conceitos básicos e participar de atividades práticas. Ideal para despertar o interesse musical e proporcionar uma primeira experiência com o violão.
Mini Bio: Diego Zanata atua como compositor, concertista, arranjador e professor. Bacharel em composição musical pela Universidade Estadual de Maringá, possui experiência em performance ao violão. Criador do espetáculo para violão solo "Violão em cores: uma viagem sinestésica ao universo dos sons" (2019), compositor do álbum "Embarcação" (2019) e da trilha sonora da peça teatral "O Príncipe Feliz" (2021).
Carga Horária: 2h.
Público-alvo: Infantojuvenil (7 a 13 anos).
Local: Sala de Música Sesc – 4° andar.
Gratuito.
02/08 (sex), das 09h às 12h: Workshop de Violão Brasileiro, com Ricardo Pauletti (de Itajaí/SC)
Sinopse: O workshop aborda de forma dinâmica e interativa os principais elementos do universo do violão brasileiro, apontando as características elementares de sua linguagem e os principais gêneros inseridos nela. Serão abordados importantes aspectos do violão acompanhador, como as células rítmicas base para o acompanhamento rítmicoharmônico de determinados gêneros, e também aspectos essenciais do violão solista. No início será feita uma breve introdução teórica contextualizando aspectos socioculturais importantes da história do violão no Brasil e em seguida será trabalhada a parte prática, com exercícios aplicados ao violão em gêneros como Choro, Maxixe, Samba, Bossa Nova e Baião.
Carga Horária: 3h.
Público-alvo: Estudantes e professores de violão, além de músicos profissionais e amadores.
Local: Sala de Música Sesc – 4° andar.
Gratuito.
02/08 (sex), das 17h às 19h | 03 e 04/08 (sáb e dom), das 09h às 12h Oficina “Performance de Violão Brasileiro”, com Alessandro Penezzi (de Piracicaba/SP)
Sinopse: Durante a oficina, Penezzi compartilhará conhecimentos sobre técnicas, interpretação musical e processo criativo. Os participantes receberão orientações práticas e explorarão diferentes aspectos da performance de violão brasileiro.
Carga Horária: 8h.
Público-alvo: Violonistas amadores e profissionais de todas as idades, níveis intermediário e avançado de familiaridade com a música brasileira.
Local: Sala de Música Sesc – 4° andar.
Gratuito.
03/08 (sáb), das 14h às 17h: Workshop de produção cultural “Sendeiro”, com Ana Paula da Silva (de Joinville/SC)
Sinopse: Direcionado para a(o) artista independente. Serão trabalhados os seguintes pontos: Caminhos musicais; Possibilidades de trabalho na área da música; Posicionamento em como conduzir a venda de shows e carreira; Produzir uma turnê; Foco e propósito no seu projeto atual; Sugestões e reflexões em como desenvolver estratégias a partir do seu meio, e viver desta profissão; Editais; Casos de uma cantautora e produtora de Santa Catarina; Dicas de organização e planejamento.
Carga Horária: 3h.
Público-alvo: Musicistas e músicos independentes.
Local: Hub de Inovação – 6° andar.
Gratuito.
04/08 (dom), das 14h às 17h: MasterClass de Violão Clássico, com Marcus Llerena (de Santos/SP)
Sinopse: A oficina será ministrada em grupo, separada em três etapas distintas: A escuta individual dos alunos; abordagem técnica e interpretativa; dinâmica musical com todos participantes.
Mini Bio: Marcus Llerena é um dos mais importantes violonistas brasileiros, com uma carreira marcada por prêmios e turnês internacionais. Iniciou seus estudos no Rio de Janeiro e aperfeiçoou-se nos Estados Unidos, Espanha e França. Como solista e camerista, destacou-se em recitais e gravações de repertórios diversos. Sua discografia inclui álbuns aclamados como Noturno Brasileiro e Levanta Poeira.
Carga Horária: 3h.
Público-alvo: Livre para todos os públicos.
Local: Sala de Música Sesc – 4° andar.
Gratuito.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
2 Comentários
Ivo Santino Casett
10/07/2024 Excelente programação. Quero estar presente em todas as oficinas e apresentações possíveis.Publicado à 19 semanas
Ivo
10/07/2024 Vou participarPublicado à 19 semanas