Livro "A girafa míope", vencedor do Prêmio Literário Sesc Criança, será lançado no Dia Nacional do Livro Infantil

O lançamento no dia 18 de abril contará com programação especial nas 30 Bibliotecas Sesc-SC e um bate-papo imperdível com os autores Marcello Gallotti e Fê, no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc, em Lages


11/04/2024 - Atualizado em 12/04/2024 - 1015 visualizações

Literatura infantil

Na próxima quinta-feira, 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, o Sesc Santa Catarina lança a narrativa vencedora do 3º Prêmio Literário Sesc Criança: “A girafa míope”, escrito por Marcello Gallotti com ilustrações de Fê. Por todo o estado serão realizadas diversas atividades especiais para envolver o público, com sorteio de exemplares do livro.

O evento principal, com a presença dos autores Marcello Gallotti e Fê, e participação de Dennis Radünz, que fez a coordenação editorial do livro, acontece no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages, às 15h, com um bate-papo imperdível, que será gravado disponibilizado posteriormente no YouTube do Sesc-SC. Na mesma data, todas as 30 Bibliotecas do Sesc-SC oferecerão uma série de atividades especiais, como mediação, contação de histórias, leitura compartilhada e exibição do audiovisual com animação da obra. Essa programação estadual se estende ao longo do mês e pode ser consultada clicando no botão abaixo.

Realizado desde 2019 pela Rede de Bibliotecas do Sesc em Santa Catarina, o Prêmio Literário Sesc Criança tem como objetivo valorizar a criação literária catarinense dedicada ao público infantil e juvenil, além de ampliar o acesso ao livro e contribuir para a formação de leitores. Durante o lançamento será aberta as inscrições para o edital 2024 – 4º Prêmio Literário Sesc Criança. Nesta edição, além da categoria Infantil, haverá a Juvenil.

"A girafa míope"

No livro “A girafa míope” os animais ensinam a arte da convivência, de forma leve e divertida. A narrativa convida os leitores a conhecerem a história da amizade entre a girafa Filomena e a borboleta Julieta. Neste encontro, a falta de habilidade de uma é preenchida por um gesto pleno de solidariedade da outra, e a amizade revela sua lição maior: a ajuda mútua.

“Viver em sociedade é respeitar as diferenças”, reflete o escritor Volnei Canônica, presidente do Instituto de Leitura Quindim (que também participou da comissão julgadora do Prêmio), no prefácio do livro.

“O escritor Marcello nos conta, com poesia e humor, um processo de cooperação que é fundamental para vivermos em sociedade. Não conseguimos sobreviver sozinhos. Precisamos do outro. O processo de cuidar do outro, de ser cuidado e de reconhecer as possibilidades harmônicas de convivência é necessário”, discorre.

Ele também enaltece o traço do ilustrador Fê, estilizado e com cores vibrantes, que convida o leitor a adentrar um ambiente natural e ir tropeçando junto com a Filó em um monte de bichos.

Acessibilidade

Além da publicação impressa, com 3.000 exemplares distribuídos gratuitamente, o livro terá versões com acessibilidade que serão disponibilizadas durante o lançamento na página do Prêmio no site do Sesc-SC: PDF e PDF acessível, audiovisual animado com áudio em português, legenda, audiodescrição das ilustrações e tradução em Libras; e podcast com narração do autor.

Os exemplares impressos serão distribuídos gratuitamente para as Bibliotecas do Sesc em todo o Brasil, além de Bibliotecas do Senac SC, Bibliotecas Municipais de Santa Catarina e outras instituições educativas e culturais.

Sobre os autores

MARCELLO GALLOTTI, O ESCRITOR é carioca e mora em Santa Catarina há quase 10 anos, atualmente na cidade de Timbó. É graduado em Jornalismo e Publicidade, pós-graduado em Marketing, com MBA em Publicidade e Comunicação Corporativa e mestrando em Marketing Digital e Big Data. Agora, também, escritor. Pai da Giovanna e da Sofia, para quem esta história foi escrita e casado com a Jane, grande incentivadora no seu processo como escritor. Seu segundo livro já está a caminho.

FÊ, O ILUSTRADOR nasceu em Santos/SP e vive em Florianópolis. É formado em Arquitetura e Comunicação Visual e Pós-graduado em Tecnologia Gráfica pela FAU-USP, mas sua verdadeira paixão e vocação é ser “iluscritor”. Morou 14 anos em Londres onde era vinculado a agência de ilustradores The Bright Agency sediada em Londres e através dela ilustrou vários livros para o mercado Norte americano, Coréia do Sul, Reino Unido. Atualmente ilustra para a coluna diária do José Simão do caderno Ilustrada do Jornal Folha de S. Paulo. Tem 15 livros autorais e 54 livros ilustrados para outros autores em várias editoras voltadas a Literatura. Recebeu o prêmio Açorianos de Ilustração de Literatura Infantil -2006 (Secretaria de cultura de Porto Alegre) e o Selo Distinção Cátedra 10 - 2022, pelo livro “O que é preciso pra ser rei? ”.

Sobre o Prêmio

Realizado pelo Serviço Social do Comércio em Santa Catarina, o Prêmio Literário Sesc Criança nasce para valorizar a criação literária catarinense dedicada ao público infantil e juvenil, além de ampliar o acesso ao livro e contribuir para a formação de leitores. O edital é aberto a autores do estado para inscrição de textos inéditos e de tema livre. A narrativa vencedora é publicada e distribuída gratuitamente para bibliotecas e instituições de cultura e educação.

A primeira edição, em 2019, contemplou a narrativa “O rio”, de autoria de Pedro Cunha, publicada em 2022 com ilustração de Flávia Arruda. No segundo edital, o texto selecionado foi “A voz dos meus olhos”, de Cynthia Valente, ilustrada por Fernando Zenshô e publicada em 2023. Como resultado da terceira chamada, este “A girafa míope”, de Marcello Gallotti, com as ilustrações de Fê, é mais um livro do Prêmio que chega aos leitores, dando vida às histórias.

Livros premiados

 O livro “A voz dos meus olhos”, escrito por Cynthia Valente e ilustrado por Fernando Zenshô,  vencedor do 2º Prêmio Literário Sesc Criança,  revela o mundo interior de uma criança que não fala, e poeticamente ensina que o essencial é dito pelos olhos.

“O rio”, escrito por Pedro Cunha e ilustrado pela artista visual Flávia Arruda, foi o vencedor do 1º Prêmio Literário Sesc Criança. O leitor, de qualquer idade, ao se descobrir navegando pelas águas da narrativa vai mergulhar em uma obra encharcada de metáforas.

Galeria de imanges "A girafa míope"

Galeria GRADE - Incluir Imagens

0LIVRO CRIANÇA.jpg

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .