Sesc Raízes é realizado pelo Sesc Museu de Florianópolis
Neste sábado (22/11), o Sesc Museu de Florianópolis realiza o Sesc Raízes, projeto que desenvolve ações formativas, de valorização, reconhecimento e preservação das matrizes com referências culturais nos territórios catarinenses, com base em relações participativas junto às pessoas e comunidades detentoras de saberes e conhecimentos. A proposta convida o pública para uma viviência que inclui uma visita a Ilha das Vinhas, em frente a Praia do Curtume, ao Meliponário Educativo Tekoá, uma oficina de cerâmica, além de degustação de comidas regionais na comunidade José Mendes, em Florianópolis. O ponto de encontro será o Parque Bico da Ponte.
Com essas iniciativas, o Sesc Museu de Florianópolis posiciona-se não apenas como um repositório de artefatos históricos, mas como um espaço vivo de reflexão, diálogo e fortalecimento das raízes culturais da cidade.
Para participar, basta acessar o botão abaixo e realizar a inscrição.
Territórios de Memória e Patrimônio
O Sesc Raízes está vinculado ao Territórios de Memória e Patrimônio está vinculado ao Programa Memória Social e Patrimônio Cultural do Departamento Nacional do Sesc. Nas outras edições o Sesc Museu de Florianópolis apresentou, em 2023, dois curtas-metragens que trazem uma reflexão crítica sobre cidadania, preservação de histórias e a importância das comunidades na construção de narrativas culturais.
Já em 2024, foram realizadas ações específicas no Quilombo Vidal Martins, o primeiro quilombo urbano oficial da cidade. A intervenção reforça a voz das comunidades afrodescendentes e seu papel fundamental na preservação do patrimônio cultural.
0 Comentários