Atuamos no mundo pela memória. Ela tem qualidades imanentes, físicas e espaciais.
As crianças talvez sejam o vetor mais sensível de captura e transmissão da memória através do tempo. Para tal tarefa elas se valem desse mesmo tempo e do espaço, do território, dos artefatos, das matérias.
O que as brincadeiras dizem a esse respeito?
Como as crianças habitam, se relacionam e constroem campos de memória em seus afazeres?
O que podemos propiciar para maior acesso a esses territórios afetivos, a essas lembranças constitutivas?
Esses serão alguns dos questionamentos que nortearão a formação gratuita “A criança, a memória e a lúdica dos espaços”, conduzida pelo pesquisador e artista Gandhy Piorski. Os encontros acontecem de forma on-line pelo YouTube Sesc-SC, nos dias 12/11, das 9h às 12h, e 16/11, das 19h às 21h, proporcionando a compreensão de como a memória é um território vasto de vestígios e somatórias das sensibilidades das gerações, um campo acessível e disponível à reinvenção.
A programação integra o projeto Arte Educação do Sesc, que trabalha as conexões existentes entre as linguagens artísticas, as manifestações populares e a pluralidade dos saberes, compreendendo os diferentes conhecimentos e expressões culturais produzidos pela coletividade. Este programa tem como objetivo mapear as ações formativas desenvolvidas no país, com foco nas atividades que interligam a educação à cultura, tais como mediação cultural, ações dialógicas, articulações com instituições e movimentos de arte educação.
As inscrições gratuitas podem ser realizadas até às 18h do dia 11/11 através do link: https://forms.office.com/r/Le43GJ67pL. Para quem não puder estar de forma síncrona o conteúdo ficará disponível por mais cinco dias.
O palestrante
Gandhy Piorski nasceu em 1971 no município de Codó, no Maranhão. Artista plástico, teólogo e mestre em Ciências da Religião, é pesquisador nas áreas de cultura e produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades, discute as narrativas da infância e seus artefatos, brinquedos e linguagens, a partir dos quais realiza exposições e intervenções. É curador e consultor de diversos projetos relacionados com a criança nas áreas de cinema, dança, teatro, literatura, arquitetura e educação.
0 Comentários