O Arte da Palavra, maior projeto de circulação de artistas da literatura realizado nacionalmente pelo Sesc, retomou seus circuitos em formato on-line no segundo semestre de 2020. Cada estado manteve o cronograma planejado a partir do mês de agosto e está adaptando para a realização ao vivo pela Internet.
Pelo Sesc Santa Catarina serão ao todo seis oficinas do circuito de criação literária e duas apresentações do circuito de oralidades. O público pode acompanhar também outras programações como debates de autores promovidos pelos demais estados, pela página oficial do projeto no Facebook Arte da Palavra Sesc, onde são feitas as transmissões.
Inscrições gratuitas para “Formação de novas poetas slammers”
Entre os dias 5 a 9 de outubro, das 19h às 22h, o Sesc Concórdia realiza a “Formação de novas poetas slammers” com a condução da poeta Ticiane Simões, de Alagoas. A programação é voltada para mulheres acima de 16 anos e as inscrições gratuitas podem ser feitas clicando aqui.
Focada na criação de poesias em formato não convencional, a atividade tem como objetivo estimular o treino, a discussão sobre a busca de formatos próprios dentro de exemplos que serão trocados, e principalmente a busca pelo lugar de fala existente em cada escritora. A oficina de escrita literária é direcionada à criação de poesias em formato não convencional, focada na autoescrita poética. O objetivo é promover a construção de espaços de observação de ações cotidianas como foco temático inspirador para o mote literário, baseando-se numa escrita que parte da vivência, da denúncia ou de um resgate histórico de resistência que tem a batalha de poesia de rua (Slam) como palco, que acolhe e amplifica esses gritos tornando-os mais visíveis. A oficina é de prática literária e tem como objetivo principal o treino, a discussão sobre a busca de formatos próprios dentro dos exemplos trocados, e principalmente a busca pelo lugar de fala existente em cada escritora.
Ticiane Simões é de Alagoas, atriz, poeta e realizadora de audiovisual, sócia-fundadora do Ateliê Ambrosina, ONG para empoderamento de mulheres no Estado de Alagoas. Poeta feminista pesquisadora e realizadora de formações na construção de poesia de rua com recorte de gênero (mulheres) e foco nas batalhas poéticas, Slam das Minas.
Outras Oficinas
Nesta semana está acontecendo pela Unidade Sesc Joinville a oficina “Minilivros” com a gaúcha Cláudia Gonçalves, e pela Unidade Sesc Rio do Sul a oficina “Vamos literaturar”, com Márcia Evelin, do Piauí.
Cada oficina oferece 20 vagas e a proposta é entregar aos alunos ferramentas para somar às experiências e profissões, estimular o intercâmbio de conhecimento, trabalhar a invenção e a desconstrução de ficções com o apoio da teoria e da prática.
No decorrer de outubro novas programações serão divulgadas, pelo site do Sesc-SC na seção Agenda e no Facebook/artedapalavrasesc.
Sobre o Arte da Palavra
É um projeto de intercâmbio de artistas e o incentivo à leitura, que alcança toda a cadeia da literatura, valorizando as diversas formas de produção e fruição literária.
A seleção de artistas é realizada em curadoria coletiva, com representantes do Sesc de todo o país, de modo a contemplar todas as diversidades possíveis, seja de gênero, geográfica, étnica, etária e estética. Desse modo, o projeto acaba se tornando um retrato da pluralidade literária do Brasil.
A programação é dividida em três circuitos: autores, criação literária e oralidades. O primeiro reúne duplas de escritores de localidades distintas para troca de experiências e ideias com o público sobre temas comuns às suas obras. O circuito de oralidades tem como foco expressões verbais da palavra, como narração de histórias, saraus, performances, slams e repentes. Já a criação literária oferece oficinas com variados temas, como incentivo à prática do exercício das manifestações artísticas.
Saiba mais
Arte da Palavra ganha nova versão e circula com programação on-line.