Prêmio Literário Sesc Criança
O projeto de incentivo e valorização da produção literária voltada ao público infantil, teve o 3º edital aberto de 29 de abril até o dia 12 de junho de 2023, para autores catarinenses.
Ao todo, o edital teve 115 inscrições validadas e os respectivos textos lidos e analisados pela comissão julgadora, composta por pessoas com atuação e conhecimento em literatura para infância. A partir dos critérios previstos no edital, como a originalidade do texto, o uso do padrão culto da língua portuguesa, o teor artístico e adequação ao público-alvo, Adriana Toledo Siewert, Fernando Dauzacker Figueiredo e Volnei Cunha Canônica, membros da comissão, se reuniram no dia 07 de julho para definir a premiação.
A narrativa selecionada foi “A casa do bruxo” autoria de Everson Bertucci (Balneário Camboriú) e na suplência foram classificados em sequência os textos “A girafa míope”, autoria de Marcello Alessandro Gallotti Silveira (Agrolândia), e “Dá uma olhada nesta aula bem molhada”, autoria de Paulo Roberto Alves Falk (Curitibanos).
Após contato com o autor Everson que inscreveu a narrativa “A casa do bruxo”, o mesmo declarou que no ínterim do período de inscrições o texto já havia sido encaminhado para publicação por uma editora, neste caso não poderá ser publicado pelo Sesc-SC. A partir da classificação de suplentes elegida pela comissão julgadora, o texto “A girafa míope”, autoria de Marcello Alessandro Gallotti Silveira será premiado e posteriormente editado e publicado pelo Sesc Santa Catarina.
O autor da narrativa, Marcello Alessandro Gallotti Silveira, reside há 8 anos no estado, atualmente no município de Agrolândia. O jornalista e publicitário declara que escrever sempre foi uma paixão.
“O livro "A girafa míope" surgiu de um hábito que sempre tive com minhas filhas de contar histórias para elas dormirem. Numa dessas ocasiões, minha filha mais nova pediu para "inventar" uma história e, em instantes, “A girafa míope” veio na minha cabeça. No dia seguinte, fiquei pensando na história e em 3 dias o livro estava pronto.”
“Ao ver o Concurso do Sesc-SC, resolvi inscrever-me, por se tratar de uma instituição séria e que faz um grande trabalho em cultura e educação. Vi as edições anteriores e percebi uma identificação com o concurso.”
Como nas demais edições do Prêmio, agora a narrativa vencedora passará pela fase de edição sob responsabilidade do Sesc, com definição do profissional que vai compor a narrativa visual para o livro.
A previsão para publicação é para o primeiro semestre de 2024, com a distribuição de 3.000 exemplares impressos, que serão disponibilizados no acervo das Bibliotecas do Sesc em todo país e ainda em instituições educacionais e culturais do Estado.
Além de estimular e valorizar a produção artística literária catarinense, o "Prêmio Literário Sesc Criança" é um projeto de formação de leitores considerando que o acesso gratuito à leitura é um direito que deve ser garantido desde a infância.
Contribui ainda com o reconhecimento e pertencimento dos catarinenses com o seu lugar, com a língua com a qual expressam suas aspirações, manifestam seus costumes, memórias, narrativas e seu imaginário.
Sobre a Comissão julgadora
Adriana Toledo: Nana Toledo é escritora, cantora e compositora. Educadora Musical e Pedagoga graduada pela Furb de Blumenau/SC, Especialista em Alfabetização, pela Univali de Itajaí/SC, pós-graduada em Musicoterapia, pela Faculdade Internacional de Curitiba, Focalizadora de Danças Circulares e Contadora de Histórias formada por diversos nomes de referência destas práticas. Tem diversos livros e CDs voltados para a infância, editados e distribuídos no Brasil e exterior, entre eles: “O Monstro do Pé Molhado” (Nana Toledo e Guilherme Karsten), “Casa dos Sentimentos” (Nana Toledo e Boris), “A Fada Sonhadora” (Nana Toledo e Sole Otero), “Parece Gente” (Nana Toledo e Cecilia Varela), “O Abraço do Gigante” (Nana Toledo e Anelise Zimmermann), e seu último lançamento “A Avó que Sabia das Coisas” (Nana Toledo e Simone Matias). Realiza oficinas, cursos, palestras e apresentações, tendo atuado em inúmeros projetos pelo Estado de SC e região Sul do Brasil, em seus 30 anos de experiência em arte educação.
Atualmente, ministra formações, é mediadora do clube de leitura virtual “O Livro na Roda”, e coordena, junto com o sócio Pablo Lugones, a editora Gato Leitor, um selo de literatura para a infância.
Fernando Zenshô: Artista plástico, ilustrador e educador. Ilustrou o livro vencedor do Prêmio Literário Sesc Criança, edição 2022: “A voz dos meus olhos” (Sesc, 2023); e participa dos livros infantis: Frido (No Prelo, 2023); As Aventuras Do Monge Tantan: Poemas Da Monja Coen Roshi (Cortêz, 2022); Maíra, (Ed. Da Autora, 2020); O Tempo De Dindi (letra E Imagem, 2020).
Volnei Cunha Canônica: Gestor e produtor cultural e escritor, formado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil, também pela Universidade de Caxias do Sul, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo, pela PUC-RJ. Foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ (2008 -2010), Secretário Executivo do Ministério da Cultura em (2016) e Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (2015-2016), do Ministério da Cultura.
Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul (RS), assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura, o Livro Meu (2004 – 2008), e coordenador da Unidade de Teatro e Diretor do Teatro Municipal (2000-2004). Presidente do Instituto de Leitura Quindim, Diretor do Clube de Leitura Quindim, atua também como júri de importantes prêmios e como curador já fez curadoria de importantes eventos literários no Brasil, assim como participou de diferentes eventos internacionais. É dramaturgo, ator e diretor de teatro. É escritor e lançou em 2020 o livro Tanta Chuva no Céu, em parceria com o ilustrador equatoriano Roger Ycaza, pela Editora do Brasil, em 2022 lançou as obras “O tempo todo”, em parceria com o ilustrador Felipe Cavalcanti e publicado pela editora Oficina Raquel e “Num bater de asas”, com ilustrações de Angelo Abu e publicado pela editora Aletria.
0 Comentários