O Sesc, um dos principais fomentadores de cultura de Santa Catarina, divulga os projetos artísticos selecionados para as turnês que percorrerão todas as regiões do estado em 2019. Serão mais de 388 apresentações de qualidade promovidas pelos projetos Baú de Histórias, Mostra EmCenaCatarina e Circuito Sesc de Música.
A seleção ocorreu via Plataforma IdCult.Sesc, que recebeu um grande número de propostas culturais, entre 04 de outubro e 04 de novembro de 2018. Os projetos possibilitam anualmente que a população de mais de 30 cidades catarinenses tenha acesso a espetáculos de notoriedade acompanhados de rodas de conversa onde artistas e públicos se encontram para dialogar sobre os trabalhos. Obras que muitas vezes não chegariam a algumas localidades sem a ação do Sesc.
Os trabalhos escolhidos se destacaram pela qualidade e pela diversidade de linguagem nas áreas da música, artes cênicas e literatura. “Sob diferentes aspectos, as obras escolhidas valorizam a poesia, o afeto, o diálogo e as diferentes culturas locais. Provocar o encontro, o atravessamento, criar eco, conectar através do olhar são caminhos amplamente explorados nesses trabalhos. O público pode esperar muita emoção, diversão e encantamento” comenta Maria Teresa Piccoli, Gerente de Cultura do Sesc/SC.
A Mostra EmCenaCatarina, maior programa de circulação de espetáculos catarinenses de artes cênicas pelo Estado, recebeu 111 inscrições de várias regiões do estado, mostrando a vasta produção catarinense. Para a turnê estadual foram selecionados o espetáculo “Índice22”, da Téspis Cia de Teatro (Itajaí), comemorando os 30 anos de carreira da atriz Denise da Luz e a peça “O que só passarinho entende”, um trabalho poético da Cia Artística Cobaia Cênica (Rio do Sul) que vem se destacado nas suas produções. Para circulação regional, foram selecionadas a peça “O meu pai é um homem pássaro”, da Cia Experimentus Teatrais (Itajaí), com uma montagem inventiva que explora a relação de pais e filhos e, o espetáculo “Caê”, da Karma Cia de Teatro (Itajaí), uma releitura e homenagem ao artista visual de Itajaí Mauro Caelum (in memoriam), os trabalhos são voltados para crianças e adolescentes. 25 cidades recebem a Mostra com 3 dias de programação, as apresentações são seguidas de rodas de conversa mediadas por artistas convidados de cada cidade. Há 19 anos na estrada, o projeto é uma referência nessa área e foi fundamental para o crescimento e projeção de muitos dos mais importantes artistas de teatro, circo e dança do Estado, desenvolvendo e ampliando o mercado, bem como valorizando a produção local.
Em 2019, Circuito Sesc de Música completa 16 anos, mapeando as produções autorais mais contemporâneas nesta linguagem em Santa Catarina, com o intuito de identificar sonoridades, incentivar artistas e difundir a produção musical catarinense, além de promover o acesso da população a shows e concertos que dificilmente chegariam às localidades atendidas. Neste ano, foram contemplados quatro shows para circulação, dos 61 enviados, são eles: “Jazz Serrano”, de Alexandre Bueno & Grupo (Lages); “Diagonal”, de Leandro Fortes e Grupo (Florianópolis); “Abrasileirar”, de Jesus Luhcas (Joinville); e Maloka Nunes (Itajaí). Em formato de minifestivais, a ação chegará a 22 cidades, de 01 de agosto a 18 de setembro, realizados em três dias consecutivos, sendo abertura com banda local e mais dois dias com os grupos selecionados. O Circuito será finalizado em Itajaí com uma Mostra de 5 dias que contará com as apresentações de todos os grupos selecionados.
Voltado ao público escolar, o projeto Baú de Histórias percorrerá 30 cidades catarinenses com quatro espetáculos de contação de histórias, selecionados entre 97 propostas, são elas “Brasil Pequeno Itinerante” de Genifer Gerhardt Siqueira Dimpério (Porto Alegre); “Da Boca do Povo e/ou A Caixa, os Brinquedos e o Mágico de Oz, de Lieza Boing de Souza Neves (Florianópolis); “Quedelhe o boi?”, de Associação Artística Pequeninos (Canelinha); “Maracá”, de Cia ContaCausos (Chapecó). A seleção das montagens é pautada pela qualidade da contação e relevância literária da proposta. O projeto introduz no cotidiano de Santa Catarina uma arte popular de origens ancestrais, que remonta ao próprio nascimento da sensação do tempo entre os homens, quando a fala passou a ter o poder de tornar presentes fatos que ocorreram num passado distante e que, sem o contar de sua história, estariam perdidos na neblina do esquecido.
Banco de Propostas e Agentes Culturais do Sesc/SC com inscrições abertas até 31 de dezembro de 2018
Além das turnês estaduais e nacionais, todo mês o Sesc promove uma programação cultural em mais de 30 cidades catarinenses focada na formação e fruição artística. Para compor essa programação é consultado o “banco de propostas e agentes culturais do Sesc/SC” através da Plataforma IdCult. Os artistas, educadores, intérpretes de Libras e Audiodescrição podem cadastrar sua proposta até é 31 de dezembro de 2018 pelo site https://cultura.sc/sesc. As propostas podem ser de oficinas, apresentações, contações de histórias, filmes, além de cadastramento de agentes culturais como intérprete de Libras, Audiodescrição, entre outros. O cadastro das propostas é renovado anualmente e fica disponível para os colaboradores do Sesc elaborarem sua programação local durante o ano de 2019.
PROJETOS SELECIONADOS E SUPLENTES:
MOSTRA EMCENACATARINA 2019
Selecionados estadual (duas etapas):
- “Índice22”, Téspis Cia de Teatro (Itajaí)
- “O que só passarinho entende”, Cia Artística Cobaia Cênica (Rio do Sul)
Selecionados regional (uma etapa)*:
- “Caê”, Karma Cia de Teatro (Itajaí)
- “O meu pai é um homem pássaro”, Cia Experimentus Teatrais (Itajaí)
Suplentes:
- “Coisas que fazem o coração correr mais rápido – Harmônica Arte e Entretenimento”, de Florianópolis, em substituição ao espetáculo “O que só passarinho entende”
- “Récita – tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar”, Barbara Biscaro, de Florianópolis, em substituição ao espetáculo “Índice22”
* No caso da circulação regional, havendo desistência de um dos grupos, o outro assume o circuito estadual.
CIRCUITO SESC DE MÚSICA 2019
Selecionados:
- “Abrasileirar”, de Jesus Luhcas (Joinville)
- “Diagonal”, de Leandro Fortes e Grupo (Florianópolis)
- “Jazz Serrano”, de Alexandre Bueno & Grupo (Lages)
- Maloka Nunes (Itajaí)
Suplentes:
1º - Ricardo Pauletti Trio (Itajaí)
2º - Terra Fértil, de Redea Solta (Florianópolis)
3º - Chico Preto (Itajaí)
BAÚ DE HISTÓRIAS 2019
Selecionados:
- “Brasil Pequeno Itinerante”, de Genifer Gerhardt Siqueira Dimpério, após o espetáculo haverá uma mediação e colheita de histórias com Marcelo Silva (Porto Alegre/RS)
- “Da Boca do Povo e/ou A Caixa, os Brinquedos e o Mágico de Oz”, de Lieza Boing de Souza Neves (Florianópolis)
- “Quedelhe o boi?”, de Associação Artística Pequeninos (Canelinha)
- “Maracá”, de Cia ContaCausos (Chapecó)
Suplentes:
1º - “Tiana e Gazé”, de Camila Pauline Miotto (Chapecó)
2º - “Presente de Aniversário”, Os Tapetes Contadores de Histórias (Rio de Janeiro/RJ)
0 Comentários