Sesc-SC divulga resultado da segunda edição do “Prêmio Literário Sesc Criança”


27/07/2022 - Atualizado em 09/04/2024 - 705 visualizações

Ao todo 153 textos tiveram a inscrição validada e foram lidos e analisados pela comissão julgadora, composta por pessoas com conhecimento em literatura infantil.

“A voz dos meus olhos” escrita por Cynthia Valente (Florianópolis) recebe o Prêmio, que concedeu também como menções honrosas pela qualidade aos textos: "O menino e o corrupio”, de Elizabeth Aparecida de Castro Mendonça Fontes (Joinville) e “Circo à vista”, de Gerliani de Oliveira Mendes (Chapecó).

Cynthia Valente 

Natural de Florianópolis, a autora da narrativa vencedora, é escritora e professora de Literatura do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Tem formação em Letras Português/Espanhol pela Ufsc, com Mestrado em Literatura pela mesma instituição e Doutorado em Literatura Hispânica pela Universidade de Sevilha, Espanha.

Realizou também Pós-doutorado em Literatura pela Unioeste. Já publicou os livros “Que trazes pra mim?” (2006) e “Juca na bicicleta” (2019).

“Saber que meu texto foi escolhido pelo Prêmio do Sesc foi motivo de muita felicidade, não só pelo reconhecimento do meu trabalho como escritora, mas principalmente pela oportunidade oferecida pelo prêmio de dar visibilidade a um texto para a infância que tem como personagem principal uma criança com deficiência. Penso que o respeito às diferenças precisa ganhar mais espaço dentro da literatura para a infância. Sei que o preparo cuidadoso do livro e sua distribuição em todas as bibliotecas do Sesc do país representam um grande passo nesta direção. É uma honra ser a ganhadora de um prêmio, que valoriza e incentiva a produção de autores catarinenses e que reconhece a importância de oferecer literatura de qualidade ao pequeno leitor.”

Como na primeira edição, agora a narrativa vencedora passará pela fase de incorporação de ilustração e projeto gráfico para posterior lançamento do livro. Ou seja, além de estimular o processo de escrita de autores do Estado, o "Prêmio Literário Sesc Criança" é um projeto de formação de leitores com previsão de distribuição de 3.000 exemplares impressos que serão disponibilizados no acervo das Bibliotecas do Sesc em todo país e doados para instituições educacionais e culturais do Estado. Além do livro impresso, versões acessíveis serão produzidas para que a narrativa chegue ao maior número de leitores.

Sobre o "Prêmio Literário Sesc Criança"

O Sesc Santa Catarina recebeu 165 inscrições, destas 153 foram validadas, de escritores de todas as regiões do Estado, conforme critérios de inscrição previstos no Regulamento. O objetivo da Instituição é incentivar e valorizar a produção literária de autores catarinenses, voltada ao público infantil, além de evidenciar a importância da leitura desde a primeira infância e ampliar o acesso ao livro e à leitura.

As inscrições estiveram abertas de 29 de abril e encerrou, com prazo prorrogado, em 26 de junho de 2022 e foram efetuadas através do envio de uma obra inédita (não publicada), adequada ao público infantil. Quanto a origem das inscrições, 47 cidades catarinenses estão representadas: 58% são nascidos e residentes no Estado; 38% nascidos fora que declararam residentes no Estado há mais de dois anos; 3% das inscrições são de nascidos em SC, mas residentes fora do Estado, com destaque para inscrições de países da Europa. O perfil dos autores: 70% mulheres e 30% homens. O autor mais novo inscrito tem 6 anos e de maior idade 79 anos, sendo 26% das inscrições menores de 18 anos; 13% de 19 a 35 anos; 50% de 36 a 59 ano; e 11% acima de 60 anos.

Os textos foram avaliados pela comissão julgadora composta por: Márcia Cardeal, Maria Laura Pozzobon Spengler e Sig Schaitel. Os critérios para análise das obras inscritas foram: a originalidade do texto, o uso do padrão culto da língua portuguesa, o teor artístico e adequação ao público-alvo. 

+Comissão Julgadora

Márcia Cardeal, Maria Laura Pozzobon Spengler e Sig Schaitel, membros da comissão, se reuniram no dia 22 de julho para definir a narrativa vencedora.

Márcia Cardeal

Reside em Brusque (SC). Graduada em Comunicação Visual pela EBA/UFRJ e mestre em Artes Visuais pela Udesc. Ilustradora e pesquisadora de livro de artista e ilustração tátil para crianças cegas.

Atualmente professora nos cursos de graduação em Arquitetura, Design Gráfico, Moda e Licenciatura em Artes Visuais e atuação artística em várias exposições.

Entre os livros que ilustrou, destacam-se: "Pomar de Palavras", de Alcides Buss; "Maria Mania", de Marta Martins; "A Casa Amorosa", de Inês Mafra; "Uma Casa sem Cor", de Zahidé Muzart; "Um Cavalo para Eduardo" e "Vento no Catavento", de Antonio Floriano; "Rua Âmbar", de Eloí Bocheco; "O Anjo Avoado", de Suzana Mafra; e o "Pai do Catavento", de Glória Kirinus.


Maria Laura Pozzobon Spengler

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), com experiência docente na Educação Infantil, anos iniciais e Ensino Superior.

Especialista em Gestão Escolar e Interdisciplinaridade, pela Faculdade de Joinville e especialista em Psicopatologia da Infância e Adolescência pela Sociesc. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Vice-líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência em formação de professores nas áreas de Alfabetização e Letramento, Pequena Infância e Educação Literária. Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Sig Schaitel

Reside em Florianópolis, é especialista em Literatura Infantil e bacharel em Letras. Desde 2012 atua na Cia Mafagafos como produtor, contador de histórias, compositor, mediador de leitura e formador.

Na Mafagafos desenvolve projetos de formação de leitores e mediadores de leitura, com foco sobretudo na primeira infância: Clube de Leitura, Biblioteca de Bebês, Ninho de Leitura e Serenatas Literárias.

Publicou e editou os livros ilustrados infantis: "Um príncipe triste" (2014); "Livro de Brinquedo" (2016); "Boi Malhado, Boi Dobrado" (2019); "Histórias do outro lado do mundo" (2021); e o jogo literário "Noitescura" (2019).


Cynthia Valente, autora da narrativa vencedora da segunda edição do “Prêmio Literário Sesc Criança”, com Sandra Regina Casarotto Lindorfer, Diretora Regional do Sesc-SC, em Exercício

Cynthia Valente, autora da narrativa vencedora da segunda edição do “Prêmio Literário Sesc Criança”, com Sandra Regina Casarotto Lindorfer, Diretora Regional do Sesc-SC, em Exercício

Cynthia Valente, autora da narrativa vencedora da segunda edição do “Prêmio Literário Sesc Criança”, com Sandra Regina Casarotto Lindorfer, Diretora Regional do Sesc-SC, em Exercício

Cynthia Valente, autora da narrativa vencedora da segunda edição do “Prêmio Literário Sesc Criança”, com Sandra Regina Casarotto Lindorfer, Diretora Regional do Sesc-SC, em Exercício e Eduardo Makowiecki Junior, diretor de Programação Social do Sesc-SC

Cynthia Valente, autora da narrativa vencedora da segunda edição do “Prêmio Literário Sesc Criança”, com Sandra Regina Casarotto Lindorfer, Diretora Regional do Sesc-SC, em Exercício

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .