Os primeiros anos de vida são ricos em experimentação, aprendizado e muita criatividade. Potencializar essa sabedoria infantil e oferecer ferramentas para que as crianças explorem, desde cedo, suas habilidades e o gosto pela leitura, provoca impactos importantes para a vida adulta. Pensando nisso, a equipe de Cultura e Lazer do Sesc Santa Catarina criou o Projeto Biblioteca de Brincar, um convite para ocupação destes espaços pelo público, infantil e adulto, com muita integração, interatividade e, é claro, diversão em família.
As crianças têm a chance de passear entre os livros, de se expressar livremente e, até, de desenvolverem a autonomia para criarem seus próprios livros. A programação possibilita a vivência de momentos agradáveis e a experimentação de outras formas de se relacionar com o espaço da biblioteca, que ao longo da semana, é mais silencioso e tranquilo. As atividades promovem a experimentação da leitura lúdica por meio de brincadeiras, jogos, dinâmicas, oficinas e contação de histórias.
Em 2022, o Biblioteca de Brincar foi realizado nos Sesc Araranguá, Brusque, Concórdia, Florianópolis (Prainha), Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça e Tubarão. As atividades e publicações utilizadas foram escolhidas de acordo com o tema do período. A garotada se divertiu a valer com vivências sobre elementos da natureza, na abertura; fez uma grande festa do pijama para celebrar os sonhos, na etapa seguinte; viajou nas histórias do mundo imaginário, no terceiro encontro e produziu verdadeiras obras de arte na última edição.
Ao todo, ao longo do ano, 2.755 pessoas visitaram as bibliotecas participantes nos sábados do projeto. Os relatos dos assistentes da biblioteca (confira abaixo) mostram que, basta uma oportunidade para que as crianças (e os adultos também) percebam que a arte do brincar, do imaginar, do desenhar e a magia da leitura são tão ou mais gostosos e divertidos que qualquer entretenimento digital.
Natureza, primeira edição do ano, reuniu 580 pessoas. Depois de tanto tempo de isolamento, nada melhor do que privilegiar o livre brincar e os elementos
Sonho, edição número 2, teve um público de 800 participantes, uma grande festa do pijam. Tem coisa melhor que uma boa leitura antes de pegar no sono?
O tema "Imaginário" foi recordista de público, com 897 presentes. Um dos grandes méritos da literatura é permitir aos leitores imaginar cenários, batallhas, personagens e situações possíveis somente no mundo da imaginação.
Para fechar o ano, a criançada e pintou o set no Biblioteca de Brincar de Arte, com 487 participantes.
Veja como foi o Biblioteca de Brincar pelo estado...
Memórias do tempo em que nossos pais eram crianças...
Camila de Jesus - Assistente de Biblioteca (Araranguá)
A natureza veio até a biblioteca do Sesc Araranguá com a transformação de brincadeiras em memórias afetivas dos pais com as crianças. Usamos as palhas e espigas de milho para fazer brinquedos e o envolvimento foi emocionante. Foi a construção de um espaço como se fosse brincar na rua, no quintal, na praça... A palavra que representa essa primeira fase foi: resgate...
Imagine uma biblioteca onde a gente pudesse brincar?
Mariane dos Santos - Assistente de Biblioteca (Brusque)
Foi uma experiência muito construtiva poder organizar e fazer a edição "Imaginário" do Biblioteca de Brincar. Primeiramente, pela liberdade de criação que tivemos ao captar e adaptar uma história do folclore local para contação. Foi nítida a interação e satisfação das crianças em participar! A temática do projeto vem sendo aceita e apoiada pelos frequentadores da biblioteca, sobretudo pelas crianças. O mais gratificante a cada edição é percebemos que a contação de história, as atividades de recreação e as oficinas estão cada vez mais solicitadas pelos pequenos. Resumidamente é um evento muito prazeroso de fazer e participar em todos os sentidos.
Eu não vou embora...
Sidilei Junior - Assistente de Biblioteca (Itajaí)
Trabalhar na Biblioteca de Brincar foi muito divertido e tranquilo ao mesmo tempo. A temática Arte fez com que deixassemos as crianças bem livres para pintar, após uma breve introdução lúdica. Ouvir das crianças que não queriam ir embora e vê-las participando mais de uma vez da mesma ofícina foi bem gratificante. O retorno dos pais foi muito positivo, muitos disseram que gostariam que acontesse esse tipo de evento mais vezes e que não sabiam que a biblioteca do Sesc era aberta à comunidade, mostrando como podemos ampliar ainda mais esse tipo de proposta.
Programa de família
Matheus Soares - Assistente de Biblioteca (Prainha)
O Biblioteca de Brincar foi uma surpresa esse ano... na verdade cada edição era uma surpresa. O público se renova e, trazer apresentações e oficinas diferentes em cada temática foi uma ideia que agregou ao evento. O tema sonho deixou a imaginação do pessoal e, principalmente, das crianças fluir solta. Havia muitos filtros dos sonhos tanto na decoração, como na oficina. Trabalhar o livro "A Casa Sonolenta" inspirou a ambientação do espaço e das atividades. O mais interessante foi ver o envolvimento das famílias nas brincadeiras, apresentações e oficinas. Esse projeto tem servido de apoio para aproximar pais, filhos, avós, netos, de uma maneira natural. Nós, da equipe da biblioteca do Sesc, funcionamos como fios condutorees da ludicidade, da literatura e das brincadeiras com a interação entre pais e filhos que vem prestigiar o evento. Usar a biblioteca, para além do estudo e da busca por informação, torna o espaço ainda mais atrativo e diferenciado para os mais variados públicos que encontraram diversão, arte, diversidade e estudo em um mesmo ambiente.
Que linda está a biblioteca! O que vai ter aqui? Pai, a gente vem né?
Ana Paula - Assistente de Biblioteca (Joinville)
O Biblioteca de Brincar começa muito antes da data do evento. Os colaboradores se dedicam e pensam cada detalhe para que possa fazer a diferença. O público acompanha esse preparo, a produção e a montagem, que funcionam para despertar ainda mais a curiosidade e o interesse das pessoas. O tema imaginário transformou a biblioteca em um lindo cenário medieval, com direito a armaduras, espadas, castelos e candelabros. Tivemos boardgames que divertiram as famílias em tempo integral; "monstros" presentes na contação de histórias; mágicos e palhaços que fizeram os olhos brilhar e encerraram nosso evento deixando gosto de quero mais. O Biblioteca de Brincar superou as expectativas de qualidade e quantidade, divertiu nossas crianças e trouxe as famílias para mais perto da literatura.
+Biblioteca de Brincar
O projeto Biblioteca de Brincar oferece espaços e programação para a experimentação da leitura lúdica e brincadeiras, com disponibilidade de acervo específico, jogos literários, dinâmicas, oficinas, contação de histórias entre outras ações de mediação, como opção de atividade cultural e de lazer aos fins de semana para as famílias.
A biblioteca também pode ser este espaço lúdico, onde as narrativas fazem parte das brincadeiras, o Sesc propõe este projeto que oportuniza vivenciar momentos de estímulo à criatividade, onde a interação com o universo da infância pode ser experimentada através de jogos, brincadeiras, oficinas e apresentações artísticas.
O projeto é inspirado na obra e conceitos de Gandhy Piorski, artista plástico que pesquisa sobre a infância e o uso de brinquedos tradicionais, feitos pelas crianças, há mais de 20 anos. O Biblioteca de Brincar trabalha as relações entre imaginário e materialidade, a sabedoria da cultura infantil e a natureza como fonte de elementos para um brincar.
0 Comentários