O Circuito de Oralidades do projeto Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras inicia em Santa Catarina com poesia e contação de histórias. A Instituição promove três apresentações gratuitas, em formato digital, com artistas da Bahia, Alagoas e Minas Gerais. A programação acontece nos dias 15, 22 e 29 de setembro, sempre às quartas-feiras, em horários específicos pelo YouTube do Sesc-SC e no Facebook Arte da Palavra.
O público está convidado a prestigiar os espetáculos: “O diferencial da favela: poesias quebradas de quebrada”, com Sandro Sussuarana, no dia 15.09, às 10h30; “Encantado das Águas”, com Linete Matias, no dia 22.09, às 15h; e “Rap é poema também: ritmo, voz e resistência”, da poeta e MC Laura Conceição, no dia 29.09, às 20h.
Iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, o Arte da Palavra é um dos mais importantes projetos de valorização da literatura brasileira no país, que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores. Com o circuito de Oralidades, pretende-se contemplar as diversas possibilidades das manifestações literárias e criar espaços de diálogo com o público.
Poesia falada:
“O diferencial da favela: poesias quebradas de quebrada”, com Sandro Sussuarana
Bahia
15.09 (quarta-feira)
Horário: 10h30
Transmissão ao vivo via: YouTube do Sesc-SC e Facebook Arte da Palavra
Poesias faladas que retratam as mazelas e enfrentamentos que ocorrem diariamente nas periferias de Salvador, mas que podem facilmente serem correlacionadas com todas as periferias do Brasil. São criações literárias que falam das vivências poéticas alicerçadas nos princípios inaugurais de Sussuarana.
Sandro Sussuarana é um dos idealizadores do projeto Sarau da Onça, é produtor cultural e articulador de Jovens do bairro de Sussuarana. Lançou em 2017 o seu primeiro livro (solo), “Verso (s) Sob (re) Mim”.
Contação de histórias:
“Encantado das Águas”, com Linete Matias
Alagoas
22.09 (quarta-feira)
Horário: 15h
Transmissão ao vivo via: YouTube do Sesc-SC e Facebook Arte da Palavra
Nesse espetáculo a memória se faz rio cheio de cardume e ao seu querer, pesca e partilha os peixes-histórias, canções e memórias que guarda da infância e de suas andanças rio São Francisco abaixo, rio São Francisco acima.
Linete Matias é narradora tradicional, conta e reconta histórias do seu lugar. Nasceu em no povoado Potengi-Piaçabuçu, Alagoas. Filha de contadora de histórias e de pescador. É formada em Teatro Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas e é arte educadora do Estado de Sergipe.
Poesia falada:
“Rap é poema também: ritmo, voz e resistência”, da poeta e MC Laura Conceição
Minas Gerais
29.09 (quarta-feira)
Horário: 20h
Classificação: a partir de 13 anos
Transmissão ao vivo via: YouTube do Sesc-SC e Facebook Arte da Palavra
Performance poética e musical onde a poeta e MC traz versos autorais e expressivos para mostrar o mundo da poesia falada, o amor, a resistência e a luta da sociedade.
Laura Conceição mora em Minas Gerais, foi vice-campeã mineira de poesia falada, classificando-se para o Campeonato Brasileiro de Slam. Em 2017 criou o projeto social “Poesia na escola”, em 2019 Laura lançou seu primeiro CD de Rap intitulado "Tempos Efêmeros".
Arte da Palavra Sesc
O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.
O projeto é composto por três tipos de circuitos:
- Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;
- Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;
- Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.
0 Comentários