Arte para sensibilizar
Em dezembro, a Rede de Teatros Sesc realiza apresentações gratuitas do show LivreMente com o duo A Corda em Si, formado por Mateus Costa (contrabaixo) e Fernanda Rosa (voz). O espetáculo levará a pauta da inclusão social de pessoas com deficiência (PCD) a Lages (03/12), Chapecó (05/12), Concórdia (06/12) e Itajaí (10/12), desafiando a percepção do público enquanto espectador. Os músicos, que são deficientes visuais, sugerem um estímulo aos outros sentidos durante o show.
A proposta é de que as pessoas assistam ao espetáculo, que acontece totalmente no escuro, vendadas. Para tornar a experiência mais completa, o local será adaptado para o acesso de videntes não acostumados a não enxergar. Assim, haverá marcações táteis indicando a posição das cadeiras, banheiros e saída.
Além disso, uma audiodescritora descreverá o show e dois monitores cegos também auxiliarão na mobilidade do público. O objetivo é construir um caminho de fruição no qual videntes e PCDs visuais escutem as músicas e a audiodescrição juntos, como uma camada poética do espetáculo, reforçando afetos e estimulando a imaginação.
Entrada gratuita com ingresso social
Como ingresso social, o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada de cada apresentação. Essas doações serão destinadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidos pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
A Corda em Si
Há 15 anos os artistas Fernanda Rosa e Mateus Costa desenvolvem projetos musicais de acessibilidade e inclusão. Eles são os idealizadores do show "LivreMente", que foi gravado em 2018 e lançado em formato DVD Cego. A apresentação está disponível no YouTube e pode ser acessada abaixo.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários