Sonora Brasil Sesc realiza apresentações em outubro
Em 2023, projeto Sonora Brasil promove apresentações do concerto “Congadas no Trupicado”, com Tribo Maçambiqueira e os convidados Kako Xavier e Loma Pereira. Os espetáculos serão realizados no Sesc Lages (04/10) e no Sesc Criciúma (05/10).
As apresentações trazem um pouco sobre a história de Moçambique e ressaltam a cultura negra, além de levar o tema do projeto Sonora Brasil 2023: “Culturas Bantu - afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas”. Os eventos começarão às 19h30 e a retirada dos ingressos pode ser realizada pelo WhatsApp do Sesc Criciúma ou na Biblioteca do Sesc Lages.
Esta edição do Sonora Brasil traz como tema "Culturas Bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas", destacando a contribuição dos povos de línguas bantu para a música brasileira. Neste contexto, o concerto “Congadas no Trupicado” enaltece a história de Moçambique e a cultura negra. O repertório evidencia a cadência do Trupicado, ritmo que busca na levada do tambor o "dançante que perde a pisada” nos cortejos.
Tribo Maçambiqueira
Nativos da cidade de Osório, no Rio Grande do Sul, o grupo leva o repertório que revelam paisagens e costumes de negros na região. Cantando o mar, as devoções, a lagoa, as melodias, o quilombo do Morro Alto e tantos outros temas, a Tribo se juntou com um grupo de renomados compositores do RS e escolheram o ritmo do Maçambique para embalar suas canções.
O grupo é formado por Mário Duleodato, Mestre de Notório Saber e tamboreiro, Paulinho Di Casa, cantor e compositor do grupo, Mestre Cau Silva, artista que faz a ligação dos tambores do litoral com a música regional gaúcha e Gef Lima, Tamboreiro Dançante, que tem a missão de levar este legado para as novas gerações.
Os convidados
Além de trazer a cultura negra, o seu espetáculo traz artistas importantes para cultura negra: Loma Pereira e Kako Xavier.
Loma iniciou sua carreira na década de 70, se firmou com uma das principais artistas da negritude gaúcha. Nas edições 2018/2019 do Prêmio Açorianos de Música foi homenageada pelo conjunto de sua obra. Em 2021 a cantora recebeu do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), homenagem como forma de reconhecimento e valorização à sua contribuição para a consolidação e divulgação da música gaúcha e regional do litoral norte. Loma vem difundindo há mais de 30 anos a cultura do Maçambique ao público brasileiro.
Kako Xavier tem 28 anos de carreira dedicados a valorização da presença negra no RS, um dos principais nomes da Música Regional do Estado, circulou pelo país inteiro, no Sonora Brasil, com o grupo de pesquisa Alabê Ôni, contando a história dos Tambores Gaúchos, destacando seu aprendizado sobre o Maçambique. Em 2017 criou o Tambor Praieiro, baseado no tambor de Maçambique, levando adiante sua pesquisa das congadas no Brasil. O artista é importante presença nas ações de recuperação do Tambor de Sopapo, tombado como Patrimônio Imaterial Pelotense em 2021. Kako Xavier assina a direção artística e musical deste espetáculo que revela o encontro destes dois artistas com o conteúdo da Tribo Maçambiqueira, fortalecendo e levando adiante esta manifestação Afro-gaúcha viva e de relevante importância para a cultura do RS.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários