Literatura catarinense
O livro "A retomada do Mõg", de Walderes Coctá Priprá, publicado em 2024 pela editora Editora através do Prêmio Elisabete Anderle, inspira o episódio 183 do Página Sonora. O podcast realizado pela Rede de Biblioteca Sesc-SC destaca trabalhos de autores nascidos ou radicados em Santa Catarina.
Neste programa, você poderá ouvir um trecho do livro, com narração de Isabella Vieira Farias e trilha sonora de Jeasir Rego, colaboradores do Sesc Palhoça. A indicação é de Marilaine Hahn e roteiro de Renata Vieira Bento, do Departamento Regional Sesc-SC.
"A retomada do Mõg" destaca a aventura histórica e transcendente de uma mulher indígena que se tornou a primeira mulher Laklãnõ a produzir o Mõg, bebida tradicional e cerimonial do seu povo, cujo último registro histórico de uso remonta à década de 1930. O livro denuncia as diversas formas de apagamento sofridas por este povo e faz um resgate de suas culturas e histórias.
A autora é uma indígena do sul da Mata Atlântica, professora formada em Letras - Português, Espanhol e Intercultural, Mestre em História com ênfase em História Indígena, Etnohistória e Arqueologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é a primeira indígena do sul do país a se formar em Arqueologia. Atualmente, está cursando doutorado em Arqueologia na Universidade de São Paulo (USP). Além de sua atuação acadêmica, a autora também é cineasta e ativista indígena, conhecida por seu trabalho com a Laklãnõ.
Assista ao episódio
Para quem tiver interesse em conhecer a obra completa, o livro está disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Sesc, assim como vários outros títulos que compõe a literatura catarinense, que podem ser consultados no catálogo on-line. Clique aqui para mais informações.
Página Sonora
O objetivo do Página Sonora é despertar o interesse na leitura integral dos livros, que estão disponíveis para empréstimo nas 28 Bibliotecas da Instituição no Estado. A narração é realizada por colaboradores de Cultura do Sesc-SC e convidados de outras áreas, com trilhas sonoras criadas por instrutores e alunos dos cursos de música da Instituição.
Tem poesia, crônica, conto, trechos de romances, novelas e textos de teatro, o que garante ao público ouvinte uma programação com dinamismo e diversidade. Todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente e também pode ser utilizado como fonte de informação e fruição por outras bibliotecas, centros culturais, escolas e universidades, para pesquisa e ponte para expandir o alcance da literatura no nosso estado e fora dele.