“Territórios Hostis” é tema da Mostra Cine Sesc em abril


12/04/2019 - Atualizado em 12/04/2019 - 347 visualizações

Neste mês, o Cine Sesc apresenta a Mostra “Territórios Hostis” em unidades da Instituição no Estado, com entrada gratuita. Em cartaz, quatro filmes que trazem à tona conflitos territoriais, como: desigualdades sociais, ganância por lucros, especulação imobiliária e o desrespeito por populações tradicionais e históricas, os despossuídos de terra e origem (no caso, os refugiados). São eles, “Martírio”, de Vincent Carelli e Ernesto de Carvalho e Tita (Brasil); “Era o Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé (Brasil); “O Futuro Perfeito”, de Nele Wohlatz (Argentina); e “Fatima”, de Philippe Faucon (França/Canadá).

“São questões muito importantes a serem fomentadas por estimularem uma visão crítica e consciente acerca dos conflitos que envolvem territórios. Fica difícil abordar o tema do território sem pensar, em paralelo, sobre a questão econômica da terra. O que é mais importante: a sobrevivência dos povos e a harmonia entre eles, ou a imposição da lei dos mais fortes e poderosos que almejam com a terra apenas aumentar seus lucros ou seus bens? Como se vê, essa é uma problemática complexa, ampla e necessária que merece cuidadosa atenção”, destacam os realizadores.

A escolha dos filmes foi realizada para evidenciar o quanto a questão do território não é só um fenômeno brasileiro. “Trazemos aqui exemplos vindos da Argentina e da França, mas poderiam ser de muitas outras partes do mundo, já que essa problemática atinge várias culturas: a presença de refugiados vindos de países onde a deflagração da guerra afasta as famílias. Essa situação cria uma diáspora em que os costumes culturais são obrigados a tentar sobreviver em territórios hostis, em crise, onde esses despossuídos são vistos mais como ameaça do que como possibilidade de enriquecimento cultural”.

CLIQUE AQUI para acessar o cronograma com datas, horários e locais das exibições.

Martírio

Origem: Brasil / Ano de produção: 2016 / Duração: 160’ / Classificação: 12 anos
Direção: Vincent Carelli e Ernesto de Carvalho e Tita
Sinopse: Uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje e que habita as terras do centro-oeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si.

Era o Hotel Cambridge

Origem: Brasil / Ano de produção: 2016 / Duração: 99’ / Classificação: 12 anos
Direção: Eliane Caffé
Sinopse: Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas. .

O Futuro Perfeito

Origem: Argentina / Ano de produção: 2016 / Duração: 65’ / Classificação: Livre
Direção: Nele Wohlatz
Elenco: Nahuel Perez Biscayart, Xiaobin Zhang, Saroj Kumar Malik
Sinopse: Xiaobin, uma jovem chinesa de 17 anos e está perdida em um mundo novo. Após se mudar para a Argentina sem falar nenhuma palavra em espanhol, ela busca um rumo para seu futuro. Poucos dias depois de sua chegada, novos caminhos já vinham sendo traçados: ela já tinha um novo nome, Beatriz, e um emprego em um supermercado chinês. Ao se matricular em uma escola de línguas, a jovem vai aos poucos aprendendo novas palavras, ao mesmo tempo em que seu futuro é delineado.

Fatima

Origem: França/Canadá / Ano de produção: 2015 / Duração: 79’ / Classificação: 10 anos
Direção: Philippe Faucon
Elenco: Soria Zeroual, Zita Hanrot, Kenza Noah Aïche
Sinopse: Fátima cria sozinha as duas filhas: Souad, de 15 anos, adolescente rebelde; e Nesrine, de 18 anos, começando os estudos de medicina. Ela não fala bem francês, o que frustra sua comunicação com as filhas, mas ainda assim ambas são a razão para que ela siga em frente. Um dia, em seu emprego como empregada doméstica, ela cai de uma escada. Convalescendo, escreve em árabe tudo o que nunca conseguiu dizer às filhas em francês.



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