Unidade Móvel de Cultura
A nova Unidade Móvel de Cultura do Sesc inicia sua circulação por Santa Catarina, ampliando o alcance da programação oferecida pela instituição. O objetivo é atender municípios que não contam com equipamentos culturais ou que possuem recursos limitados, levando atrações de qualidade e promovendo a visibilidade da produção artística local.
O lançamento do projeto itinerante ocorreu em Gaspar, no Vale do Itajaí, com uma ampla programação gratuita, entre os dias 6 e 9 de novembro de 2024. O veículo, adaptado com palco e infraestrutura para apresentações de espetáculos, sessões de cinema e outras atividades artísticas, ficou estacionado na antiga Associação Recreativa e Desportiva Canarinhos, local onde serão instaladas unidades do Sesc e do Senac. O imóvel foi adquirido pela Fecomércio SC, com o apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Grandes shows marcaram o lançamento
Nos quatro dias do evento a Unidade Móvel de Cultura foi palco para os shows do Dazaranha, Renato Borghetti, Quarteto Coração de Potro e Camélia Martins Sexteto, que animaram a plateia. Crianças de escolas da região e famílias se divertiram com as atividades artísticas e recreativas realizadas no período da manhã e tarde, incluindo apresentações dos espetáculos "A grande invenção", com Júlio Maestri; "Da Boca do Povo", com Lieza Neves; "La Conquista", com Cia Dalecirco; e "Entre Sábios e Bocós", com Emiliano de Souza, além das atividades recreativas e br.
João Paulo Augusto, que levou seu filho de 4 anos ao evento, comentou: "Fui no sábado à tarde e foi incrível! Meu filho se divertiu tanto que nem queria ir embora. Ele adorou os brinquedos, o teatro e, claro, a pipoca. Parabéns a todos os envolvidos! Espero que eventos como esse aconteçam novamente em Gaspar.”
Renato Borghetti
Dazaranha
Quarteto Coração de Potro
Camélia Martins Sexteto
Durante sua apresentação, o músico Renato Borghetti elogiou a estrutura da Unidade Móvel de Cultura, destacando a qualidade do espaço. "É um privilégio para um artista se apresentar em um ambiente tão acolhedor e bem estruturado como este, que oferece o conforto de um teatro".
Democratização do acesso à cultura
Presidente da Fecomércio, Sesc e Senac SC, Hélio Dagnoni acompanhou a programação de sexta-feira (08/11) e abriu o show do Dazaranha. Na ocasião ele ressaltou a importância deste momento que marca o início de uma nova jornada cultural em Santa Catarina, reafirmando o compromisso da Instituição com a democratização do acesso e ampliando a interiorização das ações.
"Gaspar é a primeira cidade a receber o projeto, com uma programação de altíssima qualidade para que a comunidade possa vivenciar o Sesc e conhecer mais sobre tudo o que temos a oferecer, pois no futuro teremos unidades fixas na cidade. A colaboração entre a Fecomércio, Sesc, Senac e os municípios é fundamental para a implementação de iniciativas como esta, que beneficiam e contribuem para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos", salienta Hélio Dagnoni.
Projetos como esse são a materialização dos investimentos do Sistema Comércio, voltados para o desenvolvimento social e econômico das regiões catarinenses, ampliando as possibilidades de crescimento. Um trabalho realizado com total transparência, com o apoio fundamental da CNC que, pela gestão do presidente José Roberto Tadros, tem aprovado os pleitos empreendidos pela Fecomércio Santa Catarina.
Durante a cerimônia de lançamento da Unidade Móvel de Cultura, na manhã do dia 06/11, o Diretor de Programação Social do Sesc-SC, Eduardo Makowiecki Junior destacou a atuação da Instituição na área de Cultura.
"O Sesc atua na área de Cultura como um disseminador de vivências e valores. Acreditamos no estímulo ao debate e à reflexão, na valorização do artista e na promoção das manifestações artístico-culturais. Por meio de uma programação acessível, diversa e plural, oferecemos atividades de teatro, dança, circo, artes visuais, música, literatura e audiovisual, tanto em espaços especializados quanto em locais públicos, onde artistas e espectadores podem se encontrar e interagir. Como instituição educativa, também promovemos a produção artística, preservamos a memória cultural e realizamos ações formativas que possibilitam a troca de saberes e experiências".
A partir deste lançamento, a Unidade Móvel de Cultura do Sesc começa a encantar a todos com sua programação especial e que vai contribuir com o enriquecimento cultural das comunidades por onde passar. Com este projeto itinerante, o Sesc busca promover não apenas o acesso à arte, mas também o fortalecimento das comunidades, oferecendo uma plataforma para que artistas locais se apresentem e interajam com o público, aproximando as pessoas das expressões artísticas em espaços públicos.
O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, com a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista e Junior Hostins, Presidente do Sindilojas de Gaspar e Conselheiro do Sesc
Autoridades de Gaspar acompanharam o cerimonial de lançamento da Unidade Móvel de Cultura do Sesc em Gaspar.
Unidades móveis levam a programação do Sesc mais longe
Com a Unidade Móvel de Cultura, o Sesc soma sete unidades móveis circulando pelo estado. A frota inclui dois BiblioSesc, que incentivam a leitura com um acervo variado de livros; duas unidades móveis do Sesc Saúde Mulher, que atuam no rastreamento do câncer de mama e de colo de útero, oferecendo exames gratuitos de mamografia e Papanicolau; e dois OdontoSesc, que prestam atendimento odontológico gratuito e realizam ações de saúde bucal. Em cada cidade onde aporta, o Sesc conta com a parceria das prefeituras municipais para levar esses serviços essenciais à população.
0 Comentários