Vencedor do Prêmio Literário Sesc Criança “A voz dos meus olhos” chega a todas as bibliotecas Sesc do país


19/05/2023 - Atualizado em 19/05/2023 - 466 visualizações

A narrativa “A voz dos meus olhos”, de Cynthia Valente e Fernando Zenshô, vencedora do 2º Prêmio Literário Sesc Criança, já está disponível para leitores de todo país. O livro foi distribuído às Bibliotecas do Sesc em todos os estados brasileiros, além de integrar o acervo  instituições de cultura e educação de Santa Catarina.

Ao todo, foram realizadas 159 ações presencias de mediação do livro “A voz dos meus olhos”, nas Bibliotecas da instituição com a presença de 3.313 pessoas desde crianças, jovens e adultos. Além das mediações presenciais, a versão em PDF já foi visualizada 724 vezes e em áudio já registra mais de 550 acessos. 

Escolas públicas e particulares, grupos de idosos e de APAEs e pessoas de todas as idades estiveram presentes na programação de lançamento para acompanhar a live de bate-papo com os autores que aconteceu via Youtube do Sesc SC, bem como conhecer a narrativa na íntegra com a mediação da equipe de Biblioteca do Sesc. 

Em cada Biblioteca, o livro foi ganhando caminhos para chegar aos leitores, desde crianças sentadas nos tapetes atentas à leitura e às ilustrações apresentadas pelos narradores, ou uma leitura compartilhada em rodas de conversa sobre as percepções e sensações após leitura, ou mesmo pelo contato direto e solitário com o livro. 

No Sesc Prainha, o lançamento foi realizado com a presença dos autores e seus familiares que se emocionaram durante a leitura da narrativa. Em Araranguá e Joinville as Bibliotecas receberam os grupos da APAE que se encantaram com a alegria transmitida pelo personagem do livro.

Em Laguna as mediações se estenderam até a noite, com a presença de moradores que foram até a Casa de Cultura para conhecer a história inspirada no filho da autora. Em várias cidades a equipe de Biblioteca continuam realizando ações de mediação, assim como visitando escolas e instituições para e fazer a doação de exemplares do livro. 

Ao publicar e distribuir 3.000 exemplares do livro “A voz dos meus olhos”, o Sesc buscar promover o direito a leitura por meio do incentivo à produção artística literária catarinense, voltada para a infância. Para atingir o maior número possível a narrativa também está disponível em PDF para download e em áudio na voz da própria autora em edição especial para o podcast Página Sonora, informa Marilaine Hanh, da Rede Sesc de Bibliotecas em SC.

As 30 bibliotecas do Sesc-SC receberam 5 exemplares cada para disponibilizar a consulta e empréstimo do livro, bem como 1.500 exemplares foram sorteados durante o dia de lançamento do livro. Os demais exemplares foram destinados às Bibliotecas do Sesc no país, e redes de Bibliotecas no estado de Santa Catarina: Bibliotecas do Senac, Bibliotecas Municipais de Santa Catarina, Bibliotecas escolares do município de Florianópolis, APAEs de Santa Catarina, entre outras instituições. "Estimamos que mais de 1.000 pontos recebam um exemplar do livro", afirma Marilaine Hanh.

Ações de mediação em todo estado divulgam A Voz dos Meus Olhos

Mais de mil pontos de todo país receberam exemplares da narrativa vencedora do Prêmio Literário Sesc Criança


+Prêmio Literário Sesc Criança

As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet. Para participar é preciso preencher o formulário e anexar o texto de forma anônima. O anonimato é uma forma de garantir a imparcialidade da  comissão julgadora no processo de avaliação. 

Os jurados são escritores, ilustradores e ou pesquisadores de literatura infantil, que selecionam as obras pelos critérios: originalidade do texto, o uso do padrão culto da língua portuguesa, o teor artístico e adequação ao público-alvo.   

A escolha pela literatura infantil deve-se à carência de editais de publicação voltados a este público específico e a aposta na formação de leitores desde a infância. O vencedor terá seu livro publicado e distribuído em 2024, com tiragem inicial de 3.000 mil exemplares, bem como o pagamento dos direitos autorais no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).