VIII Mostra Sesc de Cinema apresenta Panorama Santa Catarina e circuito especial pelo estado


Escutar a Notícia

29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025

Cinema catarinense em destaque

Reconhecida como uma das principais iniciativas de promoção do cinema independente brasileiro, a VIII Mostra Sesc de Cinema (MSDC) apresenta o Panorama Santa Catarina, com exibições gratuitas de seis produções locais entre os dias 5 e 7 de novembro, em Chapecó, Lages e Joinville. A programação continua entre 14 e 18 de novembro com um circuito especial de exibição e debate do filme que representa o estado no Panorama Brasil, “Notícias da Lua”, com a presença do diretor Sérgio Azevedo e do ator Otávio Augusto, passando também por Brusque, cidade onde o curta foi produzido.

Importante ação de valorização e difusão do audiovisual nacional, a Mostra Sesc de Cinema promove o acesso a audiovisuaus independentes e a formação de público. Nesta edição, foram inscritos 2.145 filmes dos mais diversos lugares do Brasil, maior número recebido dentre todas as anteriores. Desses, 268 foram selecionados para exibição nas mostras nacional, estaduais e infantojuvenil, para circular por diversos estados ao longo de 12 meses, com quase R$ 200 mil em licenciamentos.

O Panorama Santa Catarina reúne obras que expressam a diversidade da produção audiovisual do estado, com os seguintes títulos: "A Última Primavera", de Michelly Hadassa; "Efapi Boul", de Daniela Farina e João Fernando Lucas; "Kabuki", de Thiago Minamisawa (destaque estadual); "Mascates de Sonhos", de Kristel Kardeal; "Máquinas de Lazer"; de Italo Coelho Zaccaron; e "Tem feito uns dias esquisitos", de Vini Poffo e Luana Skibinski.

Conforme a curadora Valeska Bittencourt, os filmes catarinenses inscritos na Mostra abordam temas como imigração, envelhecimento, infância, vivências de corpos dissidentes e atravessamentos entre arte, política e cotidiano. "Animações, documentários e ficções dialogam com inventividade estética, refletindo também o amadurecimento técnico e o investimento em processos profissionais e sustentáveis", destaca.

Para ela, o cinema catarinense vive um momento de expansão criativa, fortalecimento da cadeia produtiva e afirmação estética: 

"Em um estado historicamente associado à ideia de um Brasil europeu, a produção recente aponta para direções mais plurais, diversas e descolonizadoras. A Mostra Sesc de Cinema de Santa Catarina 2025 celebra, assim, um cinema que escuta, arrisca e imagina. Um cinema que escapa das margens e projeta novas centralidades: quem narra Santa Catarina — e a partir de onde?"

Clique nos botões abaixo para conferir a programação

Panorama Brasil

"Notícias da Lua", de Sérgio Azevedo (Brusque)

Sinopse: "Luã é um menino autista com hiperfoco em astronomia, e em uma visita da escola ao Planetário, descobre que ""um lobo comeu a lua"". Sem entender metáforas, o menino de 10 anos começa uma investigação para saber o que aconteceu com seu astro preferido. Fingindo ser um astronauta, Astor, o zelador da escola, ajuda Luã a entender o que aconteceu com a Lua e ela volta a brilhar no céu."

Duração:  16min.
Classificação: Livre

Panorama Santa Catarina

“A Última Primavera”, de Michelly Hadassa (Garopaba)

Sinopse: Em uma casa de repouso esquecida pelo tempo, um grupo de idosos vive preso em um cotidiano repleto de solidão e memórias dolorosas. Entre eles, Dona Rosa, uma senhora doce e solitária, arrasta suas pantufas pelo quarto numa busca incessante pela compreensão de sua própria identidade. A rotina de Rosa é impactada com a chegada de Antônio, misterioso e enigmático embarcam juntos numa jornada emocional que explora a força das conexões humanas, a superação da solidão e a capacidade de ressignificar-se.

Duração: 15min
Classificação: Livre

“Efapi Boul”, de Daniela Farina e João Fernando Lucas (Chapecó) 

Sinopse: Um time de futebol formado por imigrantes haitianos no Brasil conquista de forma inédita o título da liga da primeira divisão. No ano seguinte, enfrentam sucessivas derrotas e dificuldades para permanecerem no campeonato.

Duração: 1h13min
Classificação: Livre

“Kabuki”, de Thiago Minamisaw (Florianópolis)

Sinopse: Kabuki reside em um corpo masculino que não reconhece. Sem identidade desperta a Alma. Se nutre do mundo. Na impermanência do corpo material Transcende. 

Duração:  14min.
Classificação: 14 anos

“Mascates de Sonhos”, de Kristel Kardeal (Itajaí)

Sinopse: O que tem além daquela lona? Em conversa com proprietários, artistas e pesquisadores do circo 'Mascates de Sonhos: a magia e resistência do circo' mergulhando nas diversas facetas do circo contemporâneo e suas formas de continuar existindo e resistindo. Uma jornada de resiliência, criatividade e paixão, que convida a refletir sobre o papel do circo em nossas vidas.

Duração: 15min
Classificação: livre

“Máquinas de Lazer”, de Italo Coelho Zaccaron (Turvo)

Sinopse: O documentário faz um breve estudo sobre a relação entre trabalhadores e máquinas durante o tempo livre no interior de Santa Catarina.

Duração: 12min
Classificação: Livre

“Tem Feito Uns Dias Esquisitos”, de Vini Poffo e Luana Skibinski (Joinville)

Sinopse: Marcelo atravessa dias esquisitos ao lado dos amigos. Entre noites de excessos, memórias partilhadas e rituais improvisados, descobre novas maneiras de lidar com a ausência. No palco do slam, sua voz ganha força, transformando a dor em palavra, corpo e poesia.

Duração: 39min
Classificação: 14 anos

Sobre o Sesc-SC

O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.

A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .