O Dia da Família na Escola é uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, transformada em lei em 2014.
Em 2023, o tema central é "Saúde Mental: relações familiares e escolares" no contexto atual e também para o período da sociedade pós-pandemia.
Transformar o ambiente escolar num espaço de promoção e proteção da saúde mental das crianças e adolescentes, em parceria com as famílias, é o objetivo do Dia da Família na Escola deste ano. O tema “Saúde Mental: relações familiares e escolares” vai ser debatido nas atividades realizadas nas unidades escolares de Santa Catarina neste sábado, dia 15.
No Sesc-SC, nove escolas realizam a programação neste sábado (15/04), enquanto outras unidades da rede de ensino optaram por fazer nos próximos finais de semana de abril e maio.. Clique aqui para consultar a programação.
A ação estadual envolve também escolas municipais e estaduais, além do Senac, rede escolar da FIESC (SESI e SENAI), Faesc (SENAR) e FETRANCESC (SEST e SENAT). Cada instituião é responsável por preparar a programação nas respectivas unidades para integrar pais, estudantes e demais familiares conforme a temática deste ano.
Atenção à saúde mental
Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou sua maior revisão mundial sobre saúde mental desde a virada do século. O trabalho detalhado fornece um plano para governos, acadêmicos, profissionais de saúde, sociedade civil e outros com a ambição de apoiar o mundo na transformação da saúde mental.
O levantamento mostra que quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. Além disso, 15% dos adultos em idade laboral sofreram com algum transtorno mental. Desigualdades sociais e econômicas, emergências de saúde pública, guerra e crise climática estão entre as ameaças estruturais globais à saúde mental. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.
0 Comentários