Adaptação no berçário: um momento de aprendizado para todos


26/06/2019 - Atualizado em 26/06/2019 - 8774 visualizações

Neste ano foi implantado o berçário na Escola Sesc Concórdia, para atender crianças de 4 meses a 2 anos. Junto à implantação surgiu algo que movimentou o espaço da Educação Infantil: a adaptação. Durante o primeiro contato das crianças com a escola, a atenção e motivação de todos os profissionais envolvidos foram em prol do acolhimento dos pequenos a todo esse universo novo que se apresentava.

“O primeiro dia de aula é extremamente delicado, não é simples para alunos, família e demais envolvidos. Esse primeiro contato assusta e encanta ao mesmo tempo, pois em meio a tantas emoções predomina a confiança dos pais para com a escola e profissionais e também das crianças com o meio. Desta forma, são criados os primeiros laços afetivos com os professores, que a partir desse momento farão parte do cotidiano da sua infância”, conta a professora do berçário, Marcieli Souto.

Segundo a docente, o processo da adaptação ocorre em meio ao choro, não somente das crianças que ingressam um local diferente, mas também dos pais e responsáveis que lutam contra a ansiedade e o receio de como a criança irá reagir ao “novo”. “É o primeiro passo de uma mudança na rotina da família e é papel da escola planejar a adaptação de forma a proporcionar segurança e orientação aos pais, bem como tranquilizar as crianças. Para tanto, torna-se fundamental o envolvimento real com cada caso, com cada família”, considera. A adaptação é um período onde há adequação da casa à escola e é por isso que assim se chama “adaptação”, por se tratar de ajustar uma coisa à outra, e encontrar o equilíbrio necessário para o bem-estar da criança. Para a professora, percebem-se dois detalhes que fazem toda a diferença nesse período de tanta importância:

1 - Conversar com a criança:

"Os pequenos compreendem o que falamos com a linguagem verbal e também corporal, por isso é preciso que os pais conversem com seus filhos e passem tranquilidade e segurança. O momento da entrega aos professores deve ser seguro e acompanhado de uma frase simples, afirmando que os pais retornarão e que as crianças podem confiar na professora".

2 - Criar referências:

"Uma equipe comprometida com a criança e um espaço acolhedor e envolvente acalma e faz com que ela se sinta bem e confiante".

O resultado da adaptação é a socialização, ampliar os espaços de atuação da criança, se habituar a uma nova rotina, e por fim se reconhecer como parte de um novo grupo, interagindo com o outro e com o novo, abrindo espaço para novos saberes e conhecimentos.

De acordo com a gerente do Sesc Concórdia, Ketiny Variza Sehn nos primeiros 30 dias de funcionamento do berçário, os colaboradores da Unidade precisaram se envolver de forma intensa com a nova atividade, emprestando um “colinho” para as crianças, ouvindo e acalmando os pais, dando suporte para as professoras, enfim, fazendo de tudo para deixar esse importante momento o mais adequado possível.

“Não podemos dizer que não choramos junto ao ver os pais chorarem, que não nos sensibilizamos quando ouvimos suas inseguranças, que ficamos sentidas ao ver as lágrimas nos olhos das crianças. Isso realmente acontece na fase de adaptação e no próximo ano sabemos que acontecerá novamente. Mas agora, passados cinco meses, estamos realizados em ver nossos bebês engatinhando, alguns andando, se alimentando bem, interagindo com os colegas, aprendendo com os estímulos da proposta da Escola Sesc, fazendo um ‘soninho tranquilo’, sorrindo muito e evoluindo a cada dia. Sentimos felicidade nos olhos de todos: alunos, pais e equipe Sesc. Sentimos que o dever foi cumprido”, salienta a gerente.

A mãe do aluno Bernardo Vivan Warken, de 1 ano e 3 meses também deixou seu depoimento:

“Quando optamos pelo Sesc tínhamos certeza dá qualidade do ensino, dedicação dos professores e todos os colaboradores envolvidos. Porém, mesmo tendo essa certeza não foi fácil a nossa adaptação. Houve resistência da minha parte em entender que precisava confiar no processo de adaptação para que desse certo. No momento em que consegui confiar, as coisas fluíram naturalmente e hoje o Bernardo ama ir para escola e demonstra isso todos os dias com amor quando estica os bracinhos e vai em direção às professoras. Eu saio tranquila, tendo a certeza que escolhemos a escola certa. O desenvolvimento intelectual é notável a cada dia, ele consegue se concentrar e desenvolver as atividades que propomos em casa. A relação com as crianças é ótima, ele interage e cuida dos amigos, além de toda independência que tem adquirido graças a metodologia proposta pela Escola Sesc. O hábito de leitura sempre foi frequente aqui em casa, mas depois que ele começou a ir à escola, tornou-se a atividade preferida dele, que busca livros todos dos dias e vem em nossa direção pedindo colo para lermos a história. Estamos felizes com a evolução do nosso menino e somos gratos pela dedicação de todos os profissionais envolvidos que nos auxiliam em seu aprendizado”.

Colaboração: Marcieli Souto - Professora da Educação Infantil do Sesc Concórdia


O Sesc é referência em Educação, com uma metodologia de ensino que estimula a criatividade e a reflexão por meio de conteúdos curriculares que dialogam com projetos transversais – empreendedorismo, alimentação saudável, sustentabilidade, tecnologia e artes. As Escolas do Sesc atendem desde início da vida, formando para o futuro.

A Rede de Ensino do Sesc contempla 22 Escolas de Educação Infantil (creche e pré-escola), 13 de Ensino Fundamental, projetos de contraturno escolar Habilidades de Estudo em 17 Unidades e Projeto Horizonte em duas. Oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro cidades e Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, em conjunto com o Senac, em Palhoça.

Clique aqui para mais informações.


Berçário Escola Sesc Concórdia

Berçário Escola Sesc Concórdia

Berçário Escola Sesc Concórdia

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .