
A turma dos “Super Misteriosos”, da Educação Infantil, 5 anos, da Escola Sesc Tijucas trabalha neste último trimestre do ano letivo com o clássico da literatura infantil: “Alice no País das Maravilhas”. Alice é uma personagem instigante, cheia de magia e encantamento.
Entre as pesquisas, livros e filme assistido pelo grupo, fomos convidados para prestigiar a Mostra Literária da Alice no País das Maravilhas, realizada na 1ª Feira Literária de Tijucas, em novembro.
O grupo ficou encantado com a presença dos personagens Chapeleiro Maluco e da própria protagonista da história. E foi inspirado neste momento especial para o grupo que resolvemos fazer uma peça teatral contando a história de Alice.
A turma criou o texto coletivo, falando sobre os personagens e suas características. Depois começaram os ensaios, a organização do espaço, a familiarização com termos utilizados por esta arte milenar. Durante o processo, era comum ouvir das crianças palavras como: coxia, palco, figurinos.
Depois dos ensaios chegou à vez da apresentação. A alegria, o entusiasmo, o medo e o nervosismo tomaram conta de todo o grupo. Foi inevitável chorar, dizer que estava com medo, mas estamos juntos e a união acompanhada pela confiança fez com que o espetáculo tomasse forma.
Na plateia, pais atentos a cada movimento, a cada fala e a cada personagem que ia compondo a história. As crianças estavam atentas e seus olhos brilhavam de alegria e de dever cumprido.
No final, ao som de sonoros aplausos as crianças se curvaram em agradecimento. Foi lindo, inspirador e deixou as crianças com vontade de explorar ainda mais este universo mágico que é o teatro.
Em uma das primeiras frases do livro de Alice, o autor Lewis Carroll diz que “A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível”.
Sim! Nós acreditamos e fomos tomados pela maneira simples e cheia de encantamento que trás este clássico até os dias de hoje.
E vocês acham que acabou por aqui? A turma do Super Misteriosos tem certeza que não, já que tantas outras coisas irão ser descobertas e agraciadas nos próximos dias.
Que as crianças possam cada dia mais ser tomadas por este turbilhão de emoção que a literatura e a arte transbordam. Que através do encantamento descubram beleza e diversão. Que possam ter seus dias divertidos como Chapeleiro Maluco e seus amigos e que seja possível comemorar seu “desaniversário” todos os dias.
Por: Fabrícia Brito, Professora da Turma Super Misteriosos da Educação Infantil da Escola Sesc Tijucas
0 Comentários