As crianças da Educação Infantil da Unidade de Joinville visitaram a Sala de Ciências e puderam observar e conhecer a pirâmide alimentar. Para que todo o trabalho se tornasse significativo e concreto para as crianças, elas trouxeram embalagens de alimentos consumidos em suas casas e realizaram sua classificação colocando-as na pirâmide, visualizando o que se pode comer em maior e menor quantidade.
Feito isto, os monitores da Sala de Ciências conversaram com elas sobre a importância da ingestão de frutas para uma boa alimentação e qual o lugar destas na pirâmide alimentar. Assim, elas realizaram a modelagem das frutas mais consumidas no nosso cardápio e que, coincidentemente, são as frutas de suas preferências, utilizando massinha de modelar. A culminância deste trabalho deu-se na I Mostra de Artes e Ideias de 2017.As embalagens dos produtos consumidos pelas crianças e por suas famílias em casa foram devidamente alocados na pirâmide alimentar, juntamente com o quadro de açúcar, de sal e de óleo da Sala de Ciências. Os paineis montados foram expostos e observados pelos pais e, consequentemente, serviram de base para sanar as dúvidas surgidas a partir do relato, da demonstração das crianças e do repertório técnico dos monitores da Sala de Ciências.
As crianças vivenciaram e tiveram uma experiência prazerosa, o que oportunizou conhecer e se sensibilizar da importância de se ter uma boa alimentação. Além do que, puderam disseminar para as famílias este conhecimento. Participaram destas atividades um total de 34 crianças do Grupo II “B” e “C” integral de 4 anos da Educação Infantil.
Colaboração: Ana Cristina Rathunde, Sesc em Joinville.
0 Comentários