Alunos da Escola Sesc Brusque participam de mutirão de combate à dengue


08/06/2022 - Atualizado em 08/06/2022 - 992 visualizações

No dia 27 de maio, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola Sesc Brusque receberam orientações de como combater o mosquito da dengue, pelos agentes de combate à endemia. A ação integrou o projeto Sesc Alerta: Todos contra a Dengue, em uma realização integrada entre as áreas de Saúde e Educação do Sesc, em parceria com a Vigilância Epidemiológica da cidade.

No mutirão "Aqui tu não te cria, mosquito!", os agentes conversaram com os alunos sobre a importância de não deixar objetos que podem acumular água no jardim de casa ou nos espaços do Sesc, já que qualquer tampinha pode ser local para que o mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, deposite seus ovos. Eles falaram também sobre a importância de manter limpos os potes dos pets, e a colocação de areia nos pratinhos das plantas em casa.

Brincadeiras educativas: Jogo da memória, boliche, bola ao alvo foram algumas das brincadeiras utilizadas para ensinar e conscientizar

Além da fala, os agentes trouxeram brincadeiras. As crianças se dividiram em grupos e puderam jogar o “Jogo da memória” com figuras alusivas ao combate à dengue, o “boliche” e a “bola ao alvo” onde o alvo era o mosquito. Já para os alunos da Educação Infantil, também teve um teatro com bonecos para melhor representar o assunto.


Em outra dinâmica, as crianças procuraram possíveis focos de dengue em objetos espalhados propositalmente pelo pátio e parque da Unidade: pneu, pratinho de pets, potes e uma bromélia. Logo após os agentes explicaram que o Aedes aegypti pode colocar seus ovos nos objetos e a água faz com que os ovos eclodam para virar pupa e depois o mosquito adulto.

Conversa com alunos do Ensino Fundamental

Teatro de bonecos na Educação Infantil

Por último, não poderia faltar, o boneco do Aedes aegypti apareceu para as crianças e relembrou que a prevenção é de responsabilidade de cada um em suas residências e o quão importante é levar a mensagem para os pais e responsáveis também fazerem a sua parte.

“O trabalho educativo de prevenção à dengue transforma as crianças em uma espécie de agentes de saúde. Ao aprender como identificar e combater o mosquito da dengue, elas tornam-se fiscais de suas próprias casas. Levam a informação aprendida durante a campanha educativa para casa e ensinam os pais e vizinhos, destaca Charlene Rosa, técnica responsável pela Educação Infantil do Sesc Brusque.

A aluna Helena Osório, do 1º ano fundamental, disse que a ação foi muito legal, e aprendeu que “não devemos deixar água parada. A mãe tem que lavar a borda do pratinho do cachorro e colocar areia no pratinho da flor. As mães que tiverem bebê na barriga devem usar repelente e quem tiver dengue tem que beber muito líquido”, comenta a aluna.

Marcelo Figueiredo, que é agente de combate a endemias relata o quão importante é a conversa com as crianças ”fazemos parte do programa de endemias e falar com as crianças sobre o Aedes Aegypti é muito gratificante, você vê o entusiasmo neles em aprender e também passar o que vivenciaram com seus pais ou responsáveis. Temos só a agradecer ao Sesc em abrir o espaço para esse momento!”, afirma Marcelo.

No início de junho, Brusque chegou a 4,4 mil casos da doença e luta com todas as forças no combate à dengue.

Colaboração: Geisa Carla Franceschini, Técnica de Educação em Saúde do Sesc Brusque.

Orientações:


Em caso de sintomas de dengue procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região, para o primeiro atendimento. Após a avaliação será dado o encaminhamento necessário.

O Projeto Sesc Alerta: Todos contra à dengue tem como objetivo estimular nas pessoas a responsabilidade pela própria saúde e formar multiplicadores da mensagem entre as comunidades. Para isso, a Instituição promove atividades socioeducativas e informativas integradas nas cinco áreas de atuação da Instituição: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .