A turma de 4 anos da Escola Sesc em Curitibanos participou
efetivamente da elaboração de sua rotina. No primeiro momento a professora, Rôsangela
Ortiz, propôs um passeio pela escola para conhecimento dos ambientes e as
possibilidades de exploração e pesquisas. Em seguida escutou as crianças sobre
suas impressões e ideias que tinham de organização de tempo e espaço.
Após reflexões chegaram à conclusão que saber o que iria
acontecer, quando e a forma que iria acontecer seria muito importante e que
para isto, precisariam de uma rotina. As crianças pensaram nas palavras que
combinariam para cada momento do dia e depois criaram símbolos para identificar
cada uma.
Esta forma de construção tornou o momento da rotina
significativo para as crianças, que se sentiram autoras e responsáveis pelo
processo de criação. Durante a execução da rotina diária a professora
explorou situações de reconhecimento de letras, palavras e símbolos, contagem e
quantidade, noções temporais (antes, depois, ontem, hoje, amanhã). Além disso, permitiu
reflexões sobre o que deu certo e o que não deu, assim como a busca de soluções
quando alguma parte da rotina não acontece.
Juntamente com a rotina acontece o momento do calendário, que também é construído pelas crianças diariamente, que escrevem os números e criam símbolos para cada dia, fazendo o uso do calendário convencional como referência.
De acordo com a proposta pedagógica do Sesc, a rotina é um instrumento,
maleável e que permite trocas e outras alterações tendo como objetivo principal
assegurar às crianças de modo intencional e equilibrado experiências de
produzir em grupo e individualmente.
A rotina é um importante instrumento pedagógico, que
contribui para uma gestão de qualidade do professor em sala de aula e para o
desenvolvimento da autonomia e construção das noções espaço-temporais nas
crianças. Aliada a um bom planejamento, ela torna-se parte fundamental do
processo de aprendizagem e o êxito da prática pedagógica. Além disso, traz para
as crianças mais segurança sobre os acontecimentos da escola permitindo-lhes
antecipar o que está por vir, sobretudo no período de adaptação. Uma rotina bem
explorada vem a ser um momento de aprendizagem e construção do
conhecimento.
Colaboração: Taísa Ferretto Ribeiro, Sesc em Curitibanos.
0 Comentários