Alunos da Escola Sesc em Curitibanos criam suas referências para rotina


10/05/2018 - Atualizado em 10/05/2018 - 474 visualizações

A turma de 4 anos da Escola Sesc em Curitibanos participou efetivamente da elaboração de sua rotina. No primeiro momento a professora, Rôsangela Ortiz, propôs um passeio pela escola para conhecimento dos ambientes e as possibilidades de exploração e pesquisas. Em seguida escutou as crianças sobre suas impressões e ideias que tinham de organização de tempo e espaço.

Após reflexões chegaram à conclusão que saber o que iria acontecer, quando e a forma que iria acontecer seria muito importante e que para isto, precisariam de uma rotina. As crianças pensaram nas palavras que combinariam para cada momento do dia e depois criaram símbolos para identificar cada uma.

Esta forma de construção tornou o momento da rotina significativo para as crianças, que se sentiram autoras e responsáveis pelo processo de criação. Durante a execução da rotina diária a professora explorou situações de reconhecimento de letras, palavras e símbolos, contagem e quantidade, noções temporais (antes, depois, ontem, hoje, amanhã). Além disso, permitiu reflexões sobre o que deu certo e o que não deu, assim como a busca de soluções quando alguma parte da rotina não acontece. 

Juntamente com a rotina acontece o momento do calendário, que também é construído pelas crianças diariamente, que escrevem os números e criam símbolos para cada dia, fazendo o uso do calendário convencional como referência. 

De acordo com a proposta pedagógica do Sesc, a rotina é um instrumento, maleável e que permite trocas e outras alterações tendo como objetivo principal assegurar às crianças de modo intencional e equilibrado experiências de produzir em grupo e individualmente. 

A rotina é um importante instrumento pedagógico, que contribui para uma gestão de qualidade do professor em sala de aula e para o desenvolvimento da autonomia e construção das noções espaço-temporais nas crianças. Aliada a um bom planejamento, ela torna-se parte fundamental do processo de aprendizagem e o êxito da prática pedagógica. Além disso, traz para as crianças mais segurança sobre os acontecimentos da escola permitindo-lhes antecipar o que está por vir, sobretudo no período de adaptação. Uma rotina bem explorada vem a ser um momento de aprendizagem e construção do conhecimento. 

Colaboração: Taísa Ferretto Ribeiro, Sesc em Curitibanos.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .