Durante os meses de abril e maio foi realizado no Sesc em
Joinville, a Oficina Papyrus, em conjunto com os professores regentes dos 7º
anos. A atividade aconteceu na Sala de Ciências com objetivo de apresentar aos
alunos o processo de reciclagem de papel, bem como, sensibilizá-los sobre o uso
consciente desse material, provocar um pensamento mais consciente e de
preservação.
A reciclagem do papel é uma das técnicas mais conhecidas e
comuns da nossa rotina diária. O processo é simples, fácil e bastante utilizado
por educadores, como forma de produzir conhecimento sobre o meio ambiente. A
reciclagem do papel é muito semelhante à sua fabricação original. O papel
recolhido é moído, molhado, prensado, tingido e seco. O Brasil é o quarto maior
produtor mundial de celulose e o 11º maior produtor de papel.
Sabendo da importância da utilização do papel na sociedade,
é importante pensar na sustentabilidade do mesmo, como quantas árvores são
cortadas para a produção de papel, quanto de produtos químicos são utilizados
para o branqueamento do mesmo e etc. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do
Estado de São Paulo, uma tonelada de aparas (papéis cortados para a reciclagem)
pode substituir o corte de 15 a 20 árvores, dependendo do tipo de papel que
será produzido, conforme Portal
Eco D.
A sociedade como um todo precisa sensibilizar-se de que
reciclar papel deve fazer parte da sua rotina. E o projeto Papyrus contribui
para o aprendizado dos alunos, ensinando como reciclar papel, e não apenas
produzir o papel reciclado por produzir, abordando todo o conceito de
sustentabilidade que está por trás desse consumo.
O projeto se dividiu entre 5 e 6 encontros com cada turma, sistematizados da
seguinte forma: introdução da história do papel e a importância da reciclagem
do mesmo, confecção de uma camiseta com um logo produzido pelos alunos. A turma
do 7º A confeccionou caixas para deixar nos pontos de coletas de alguns setores
do Sesc (área de Relacionamento com Clientes, Saúde, Mesa Brasil, Academia e
Biblioteca), esta foi a turma escolhida por ter como regente o professor de
matemática que trabalhou a elaboração de gráficos de consumo do papel de cada
setor, a estimativa do gasto financeiro e impacto ambiental das folhas
desperdiçadas nesses setores.
Houve três momentos de pesagem do papel coletado, um antes
da conscientização dos alunos nos setores e as outras depois, para verificar se
houve diminuição no uso de papel. Os resultados foram discutidos em sala e será
realizado um momento para devolutiva desses dados aos setores envolvidos. Ocorreu
ainda dois encontros para a produção de papel, onde em um deles foi solicitado aos
alunos trazer algum material diferente como: folhas, flores, borra de café,
casca de lápis e entre outros, para estar agregando ao papel reciclado. O
último foi destinado para a produção do produto final definido por cada turma,
onde as turmas do 7°A e 7°B optaram por fazer porta-retratos e o 7°C optou por
usar o papel para fazer autobiografias. Os alunos apresentaram o que
confeccionaram, durante a Mostra de Artes e Ideias (20/05), e ainda
proporcionaram aos visitantes a oportunidade de produzir papel e entender o
processo de reciclagem desse material.
Colaboração: Ana Cristina Rathunde, Sesc em Joinville.
0 Comentários