Alunos da Escola Sesc exploram os quatro elementos da natureza


25/04/2018 - Atualizado em 25/04/2018 - 1354 visualizações

O Grupo “Gugu Dadá”, dos alunos de 2 anos (vespertino) da Escola Sesc em Tijucas, neste primeiro trimestre, vem vivenciando momentos mágicos no desenvolvimento do projeto “A natureza, o imaginário e o brincar”, que tem como tema os quatro elementos da natureza.

Para explorar o elemento água, a equipe trouxe para a escola: baldes, bacias, banheiras e roupas para lavar. Foi improvisado varais na altura das crianças para que elas pudessem estender as roupas e observar o vento e o sol secá-las com seu calor e balanço. 

Em outro momento exploraram o elemento terra e se divertiram brincando ao misturar terra com água. Quando perceberam a lama que se transformou ao misturar os dois elementos, foi bagunça na certa. Passavam lama pelo corpo, pulavam, sentavam nas poças e ainda riam dos amigos que estavam enlameados.

Surgiu a chuva para lavar toda essa bagunça, e as crianças puderam se proteger com guarda-chuvas e galochas. Assim jogaram futebol na chuva sem sair de baixo do guarda-chuva. Quando a chuva enfim parou, andaram pelas poças de água formadas pelo pátio da escola - aquelas que eles ficam desejando entrar nos dias de chuva.

Para sentir o ar, colocamos folhas secas sobre um pedaço grande de tecido e as crianças balançavam jogando as folhas para o alto e brincando com a ação do vento. Também brincaram de correr livremente ao vento e de caçar o ar com sacos plásticos.

O projeto “A natureza, o imaginário e o brincar” tem sido um mergulhar em vivências junto à natureza e através desses momentos incríveis perceber as crianças se desenvolvendo, fazendo arte, sendo felizes e sendo crianças.

Para Piorski (2016), “o mundo tem cor, o mundo tem cheiro, o mundo faz um monte de barulho diferente. O mundo é bom de pegar, e que para ser mais completo e feliz é fundamental que vivamos isso. Que sintamos isso. Que saibamos usar o melhor que pudermos os nossos sentidos, e isso, na maioria das vezes, não vem de berço. Precisa de exercício, de experiência, de conhecer a diferença e, muitas vezes, de deixar levar ao acaso”. PIORSKI, Grandhy M. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Editora Peirópolis, 2016

Colaboração: Priscila Regina da Silva Geremias, Sesc em Tijucas.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .