Alunos da Escola Sesc Joinville desvendam os sambaquis


27/03/2019 - Atualizado em 27/03/2019 - 811 visualizações

Com objetivo de proporcionar aos alunos o resgate da história dos primeiros moradores da região de Joinville, os ‘sambaquianos’ a turma do 3º ano A do Ensino Fundamental da Escola Sesc Joinville, em parceria com a Sala de Ciências, realizou uma visita ao Museu Arqueológico do Sambaqui de Joinville (MASJ), referência internacional no assunto. Todos puderam ver de perto utensílios de pedra, colares feitos de ossos de peixes, ossos de animais de diferentes tamanhos e os chamados zoólitos, reproduções de animais feitas em pedra com um buraco no ventre, provavelmente utilizados em rituais funerários ou religiosos. Todos os objetos foram encontrados em sambaquis da região.

“Estudar nossos sítios arqueológicos nos faz defender nosso patrimônio local. Os sambaquis não guardam apenas conchas e mistério, mas registros de um povo antigo, um patrimônio do qual todos podem se orgulhar e devem cuidar”, salienta a técnica de Educação do Sesc, Ana Cristina Rathunde.

Após a visita, foi proposto aos participantes da atividade que realizassem uma pesquisa, como tarefa de casa, para resgatar textos e fotos que retratassem os sambaquis, morros formados por conchas e objetos de pedra e ossos, entre outros. Dividiu-se o grupo em duplas, para que analisassem o material e confeccionassem cartazes sobre o assunto.

“Aproveitamos o feriado de carnaval para instigar aos alunos que procurassem material para a confecção de um sambaqui, com argila, conchas e estrelas-do-mar, por ser um período que normalmente as famílias passam nas praias da região. Nosso sambaqui foi feito com a interação das estagiárias da Sala de Ciências de Joinville, em um momento lúdico e divertido”, conta Ana Cristina.

O resultado de todo o esforço e dedicação dos alunos será apresentado à comunidade escolar na primeira Mostra de Artes do ano, no dia 19 de maio. Este é o momento das famílias conhecerem os resultados do processo de ensino e aprendizagem dos alunos e relacionada aos projetos desenvolvidos por cada turma, dentro de temas estudados e aprofundados no trimestre e que geraram descobertas e aprendizagens significativas para as crianças.

Colaboração: Ana Cristina Rathunde, técnica de Educação do Sesc Joinville



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .