A turma dos Ursinhos, do Sesc em São Miguel do Oeste, da
professora Alini Dassi, encerrou o ano letivo com o projeto Musicando com o
Arco-Íris. A ação favoreceu o desenvolvimento da sensibilidade e da
criatividade, de forma lúdica e usou como ferramentas a música e as cores. Como
resultado deste aprendizado surgiu o livro: História da Infância Musical da
Minha Família, construído pela turma.
O processo começou com o levantamento das músicas cantadas
por cada aluno, anotando as preferências por meio de um gráfico, fazendo leitura
de imagens (das músicas) e quantificando. Além de cantarolar e dançar cada
música, foi possível ampliar o vocabulário e auxiliar na pronúncia das
palavras, como também ampliar as potencialidades do corpo, ter noções de espaço
e equilíbrio.
No segundo momento, houve a participação da família, que
listou uma música que marcou a infância de cada membro familiar (pais e avós), juntamente
com uma foto desse período. Com isso, muitos pais perceberam a importância de
apresentar para as crianças músicas de sua infância, e até mesmo em apreciar
fotos de quando criança, fazendo comparações das gerações.
Na sequência, as crianças tiveram um momento de audição das
músicas apresentadas pelos pais, avós e/ou responsáveis, onde puderam perceber as
diferenças e semelhanças entre as músicas. Com o passar dos dias os alunos, ao
ouvir as melodias de cada música já identificavam de que ente familiar era
aquela canção, e até mesmo de qual familiar do colega.
Para engrandecer ainda mais o livro “História da Infância
Musical da Minha Família”, foi realizada a identificação de cada canção por
meio de imagens, pinturas, recortes, colagens entre outros. Para
finalizar, decoraram a capa do livro, com o arco-íris e as notas musicais e
aproveitaram a oportunidade para conhecer a funcionalidade da escala musical, e
a sonoridade de cada uma.
A participação dos alunos e da família foi muito intensa no
desenvolvimento do projeto, do resgate das músicas e fotos do período da
infância da família, trazendo apontamentos de como era diferente a época dos
avós, dos pais e, por fim a atual contemporaneidade vivida pelos alunos.
Os pais relataram, que muitas vezes, os filhos cantavam em
casa músicas antigas e que isso traziam uma nostalgia da infância. Para cantar
com a criança, não é necessário possuir técnicas vocais, e sim deixar a voz
sair do coração e passar pela garganta carregada de emoção. Cantar com uma
criança e os laços afetivos certamente
serão fortalecidos.
Colaboração: Alini Dassi, professora
do Sesc em São Miguel do Oeste.
0 Comentários