O projeto “Uma viagem pela fantástica era pré-histórica”, da turma das Joaninhas 4/5 vespertino, do Sesc em São Miguel do Oeste, surgiu da junção de duas grandes curiosidades apresentadas pela turma, que em diferentes momentos costumavam relatar que queriam conhecer os dinossauros e aprender a escrever.
Diante dessas curiosidades os alunos fizeram uma viagem pelo tempo, procurando as respostas para tais curiosidades, fizeram novas descobertas, e a cada dia surgiam mais perguntas. Em meio dessa viagem, puderam conhecer o homem das cavernas, seu modo de viver, a história do surgimento do fogo, dos números e também da escrita, encantando-se a cada nova descoberta.
Através de uma história da literatura infantil puderam compreender que a escrita surgiu da necessidade de registrar os fatos que aconteciam, e que sua forma inicial era representada através de desenhos ilustrados nas cavernas, mas com o passar dos anos foi sofrendo várias modificações até chegar a forma que é hoje. Retornaram então a viagem pelo tempo, explorando e conhecendo o período em que viveram os dinossauros.
O encantamento tomou conta, os olhos brilhavam e diferentes expressões surgiam. Iniciamos esse estudo a partir de questionamentos realizados pelas crianças em nossas rodas de conversa. “De onde vem os dinossauros?” “O que eles comem?” “Será que eles são ferozes?”
Para responder os questionamentos lançados, realizaram uma caçada aos ovos de dinossauros perdidos pelo parque, cada criança deveria encontrar um ovo e permanecer com ele para descobrir a qual dinossauro ele pertencia, este seria o seu amigo dinossauro. Retornando a sala o sentimento era de curiosidade, haviam diferentes fichas espalhadas sobre a mesa, e cada um deveria localizar a sua ficha para descobrir o seu amigo dinossauro.
Iniciaram então o processo de construção de uma enciclopédia, onde cada criança, juntamente com a sua família, pesquisaram sobre o seu amigo dinossauro e criaram a sua página para compor essa enciclopédia. Através dela foi possível conhecer 16 diferentes espécies de dinossauros.
Após o estudo dos dinossauros entram na era da extinção, e logo surgiram várias teorias sobre o fim de tudo, mas em meio essas teorias surgiu uma nova curiosidade, queriam conhecer os vulcões. Através de imagens e vídeos, conheceram a estrutura de um vulcão e compreenderam os motivos que o levam a entrar em erupção, após todo o conhecimento adquirido realizaram a experiência do vulcão para poder visualizar de forma mais dinâmica o fenômeno. As expressões de espanto, alegria e admiração tomaram conta das crianças.
A Educação Infantil é o espaço que favorece o
desenvolvimento integral da criança, despertando sua curiosidade e vontade de
aprender através da ludicidade. Neste espaço ocorre também o primeiro contato
com o mundo letrado, onde a criança participa de práticas sociais de leitura e
escrita, mesmo antes de realizá-las convencionalmente. Cabe a escola
proporcionar diferentes contextos e formas de encontro com a cultura da
escrita, momentos que sejam significativos, prazerosos e lúdicos, para que as
crianças possam familiarizar-se e criar gosto pela linguagem escrita.
Colaboração: Monica Ramos,
professora do Sesc em São Miguel do Oeste.
0 Comentários