O Halloween, conhecido como Dia das Bruxas, é uma celebração típica da cultura norte-americana. A festa ocorre anualmente, todo dia 31 de outubro, e é celebrada também nos cursos de inglês do Sesc Idiomas. Neste ano, a comemoração foi um pouco diferente, por conta da pandemia teve que ser a distância. Na semana mais assombrada do ano, alunos e instrutores participaram de várias atividades que envolveram a temática.
No Sesc Chapecó e Joinville foi realizado o “Halloween Tecnológico”, utilizando a ferramenta de comunicação e videoconferência Teams. Os alunos de Inglês Adolescente das duas Unidades participaram juntas de uma aula especial, mesmo estando em cidades separadas geograficamente por 574 km. Orientados pelas teachers Sabrina Port, de Chapecó, e Giovanna Dorneles, de Joinville, as turmas receberam uma visita inusitada de Lucy Morgan e puderam praticar o seu "speaking" por meio de uma entrevista um tanto estranha, mas que rendeu muitas risadas.
Em Chapecó, no dia 28/10, a teacher Nilva coordenou a atividade com os alunos da turma infantil, que realizaram um "Cooking Class at home on-line". Cada participante recebeu duas receitas e escolheu uma para fazer. Durante a aula, os alunos seguiram as orientações em inglês da teacher e o resultado foi delicioso. Dentre as receitas, foram escolhidas duas que são símbolos conhecidos nas festividades do Halloween: abóboras feitas de leite ninho e vassourinhas de bruxa feitas de palito salgado e queijo.
Além de toda diversão, as atividades e brincadeiras em aula, apresentaram o vocabulário em inglês, e utilizaram conteúdos de matemática e química de forma interdisciplinar, estimulando a imaginação e criatividade. Outro ponto foi a participação dos pais, o que é extremamente benéfico para o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças.
Sobre o Halloween
O Dia das Bruxas é uma festa muito antiga. Originou-se com os povos celtas, muito apegados a natureza, que habitavam a região da França e da Inglaterra entre os anos 600 a.C e 800 d.C, dando origem a tradição do Dias da Bruxas, que naquela época se chamava Samhain, que significa “fim do verão”. O Samhain era comemorado do dia 30 de outubro ao dia 2 de novembro, os últimos dias do verão, que também era considerado o fim do ano. Nesta data, os celtas homenageavam seus parentes e amigos já falecidos e seus deuses. A popularização do Halloween veio dos Estados Unidos.
Hoje em dia, crianças e adultos fantasiam-se de monstros, bruxas, magos, e fantasmas e saem batendo de porta em porta perguntando “gostosuras ou travessuras?” para ganhar balas, chocolates e outros doces em terras americanas. No dia 31 de outubro os moradores também enfeitam suas casas com objetos feitos pela própria família, como a cara-de-abóbora, conhecida como Jack da Lanterna, que se tornou símbolo do Halloween.
Colaboração: Ana Cristina Rathunde, Técnica de Educação do Sesc Joinville.
Conheça o Sesc Idiomas
Com um novo formato que alia a tecnologia ao aprendizado, o Sesc Idiomas conta com turmas a distância (100% on-line) e híbridas, que combinam o ensino remoto ao presencial, atendendo a todas as medidas de higiene orientadas pelos órgãos competentes. O serviço é oferecido em 31 Unidades Sesc no Estado, atuando na formação continuada do estudante e estimula a autoconfiança durante todo o processo de ensino-aprendizagem.
Nas aulas, os alunos evoluem com naturalidade nas quatro habilidades comunicativas: ouvir, falar, ler e escrever. O material didático adotado pelo Sesc (Cambridge Press) foi elaborado com o objetivo de preparar os estudantes para os exames de certificação da Cambridge, aceita por milhares de empresas e instituições de ensino em todo o mundo.
São três horas-aula semanais e nas turmas remotas há pelo menos um encontro virtual por semana, realizado através de plataforma de videoconferência. Há ainda apoio pedagógico constante, com envio de videoaulas, áudios, dicas, jogos e material didático físico com acesso a exercícios on-line. Os instrutores do Sesc estão em constante atualização e também foram preparados para atuar a distância, recebendo a formação da plataforma Teams (Office 365) e do curso Teaching English Online, elaborado pela Cambridge.
O tempo do curso varia de acordo com os objetivos que o aluno deseja alcançar, seja viagem, intercâmbio ou trabalho. Para cada propósito e nível de aprendizado (indicado no teste de nivelamento), há um tempo estimado para atingir a habilidade no idioma e conseguir realizar tarefas comunicativas e atividades nos vários contextos da vida social. O Sesc Idiomas adota o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECRL), documento internacional utilizado para descrever competências (conhecimentos, capacidades, atitudes) adquiridas no decorrer da experiência.
A Instituição atua com a abordagem comunicativa, que privilegia o foco no sentido, no significado e na interação entre sujeitos, prezando pela precisão na forma e pela fluência. Estas qualidades são alcançadas através de aulas contextualizadas, com atividades relevantes, de real interesse e necessidade do aluno, para que ele seja capaz de usar a língua alvo em situações autênticas de interação com outros falantes. O percurso formativo tem um número definido de horas e é configurado de modo a contemplar o currículo de conteúdos previsto no material didático. Desta forma, o curso permite ao aluno aprender o idioma de verdade, em todos os aspectos.
0 Comentários