Os alunos do projeto Mãe Terra do Sesc Xanxerê realizaram, no dia 28 de junho, o passeio para o Sítio da Amizade, propriedade de Jaime e Áurea Bortolanza, em parceria com a Empresa de Pesquisas Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A atividade teve como propósito trabalhar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela ONU, e os conceitos básicos de sustentabilidade e reflexão das ações humanas sobre o meio ambiente, tendo como público alvo alunos da Educação Básica, propiciando a Educação Ambiental.
O Sítio da Amizade é uma propriedade sustentável, é produtora na criação de gado leiteiro (carro forte de sua produção), e o respeito pelo meio ambiente está presente em todo o seu processo. Possui um olhar sensível quanto aos cuidados com água, visto que a propriedade é privilegiada com uma fonte de água perene, dentro de sua área, que é protegida pelo Método Caxambu de Preservação de Nascentes, desenvolvida pela Epagri. Com a função de evitar a contaminação de dejetos humanos/animais, agrotóxicos entre outros garantindo a qualidade da água potável, seguida de isolamento com vegetação nativa e cerca elétrica de contenção.
Os proprietários e a equipe técnica da Epagri acompanharam todo percurso com explanação sobre os cuidados com solo, de como a empresa procede quando desenvolve um trabalho de pesquisa com os agricultores, que envolve análises e correções da terra, para desenvolvimento do pasto adequado para o alimento do gato leiteiro. Outro ponto merecimento de destaque é o sistema de irrigação implantado nessa área do pasto. Em seguida teve a apresentação do rebanho tratado de maneira singular, no qual cada etapa do processo recebe identificação por cores, evitando falhas, e as vacas possuem nomes, e atendem por eles.
Os alunos aproveitaram o passeio para reflexão do que é ser “agricultor”, sobre a importância deles na nossa alimentação e a geração de empregos para a família, no qual todos exercem alguma atividade dentro da propriedade. Uma questão muito importante levantada pelos proprietários, foi de que a maioria dos grandes produtores produz para a exportação. E, possibilitar essa troca de saberes entre alunos e agricultores, desmistifica práticas preconceituosas, de que só grandes produtores produzem alimentos de boa qualidade.
Através do projeto Mãe Terra do Sesc os alunos recebem a informação pautada em uma epistemologia teórica para a prática, tratando a informação como um todo, colocando-os como autores de sua produção, possibilitando a construção de seu próprio conhecimento.
Projeto Mãe Terra
Neste curso, os participantes discutem, aprendem e refletem sobre temas relacionados à sustentabilidade, tendo como ferramentas as formas alternativas de captação de fotografia e vídeo e técnicas de edição de imagens. Os temas norteadores são relacionados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com foco nas questões regionais a serem questionadas, melhoradas e resolvidas. Os participantes discutem e elaboram roteiros, planejam, organizam, produzem, editam vídeos e fotos para a produção de uma exposição fotográfica e documentários (curtas) dentro da temática. +Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/servicos/projeto-mae-terra
Alunos do Sesc Xanxerê fazem passeio pelo projeto Mãe Terra
17/07/2019 - Atualizado em 17/07/2019 - 553 visualizações
0 Comentários