“Olha mamãe, é a minha escola!!”
O rosto do pequeno, puxando a mãe pela mão, estampava o entusiasmo e a felicidade de entrar na escola com a família em um dia de passeio. Dava para ver que ele tinha escolhido a melhor roupa para a ocasião: era o dia de Mostra de Artes e Ideias na Escola Sesc em Palhoça.
O evento, que no domingo 20 de maio foi realizado simultaneamente em todas as escolas do Sesc em Santa Catarina, tem o objetivo de mostrar para famílias e comunidade o trabalho desenvolvido por alunos e professores neste primeiro trimestre do ano letivo.
De leste a oeste do Estado, passando pelas cidades do Sul e do Norte, as turmas desenvolveram os mais variados projetos baseados no mesmo tema, o livro Eco-arte com crianças, de Anna Marie Holm. O livro descreve diferentes formas de envolver os pequenos em atividades que exploram elementos da natureza e o reaproveitamento de materiais. Longe de ser um guia, o livro foi um ponto de partida para as experimentações em sala de aula.
As salas de aula e corredores das Unidades foram decorados para representar todo o aprendizado desenvolvido nas escolas este ano. Desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, professores e alunos criaram projetos de acordo com os seus interesses, de uma maneira multidisciplinar que permitiu a cada turma elaborar os conhecimentos esperados para cada faixa etária. Neste contexto surgiram pesquisas e trabalhos sobre o planeta terra, o crescimento das sementes, as linguagens dos países, os tipos de solo, os animais marinhos, entre outros temas.
Em sala de aula, as crianças
tiveram a liberdade para explorar cada projeto dentro de suas possibilidades, e
sem limites para a criatividade. Esse foi um ponto que chamou a atenção dos
pais que visitavam a Mostra.
Eles têm uma grande liberdade de ser crianças. Eles produzem, a gente vê que eles evoluem no conteúdo, mas também praticam outras habilidades. Têm a liberdade de mexer, fazer o painel, a argila, desenhar o solo, do jeito que eles vêm. Eu acho isso muito rico, eles terem essa liberdade de se expressarem., destaca Fernanda Broering, mãe do Oto (5 anos) e Sara (8), alunos da Escola Sesc em Palhoça.
Para Kathianne Suzzin Sorbello, mãe do Mathias, de 3 anos, aluno em Mafra, a mostra é um grande momento para os pais: “Aqui no Sesc a crianças aprendem brincando, têm liberdade para criar, são muito felizes e aprendem com as coisas simples da vida. A Mostra é uma oportunidade incrível que os pais têm de estar na escola. Ver todo o trabalho que foi desenvolvido até aqui, utilizando muita criatividade, materiais recicláveis, isso é muito importante. A Escola Sesc está de parabéns por todo esse trabalho que realiza”.
A Mostra apresentou também as atividades desenvolvidas nos projetos de contraturno escolar Habilidades de Estudo e Horizonte, em 22 Unidades do Sesc. Os alunos apresentaram seus projetos tendo com o tema a importância do brincar.
Em Palhoça, também fizeram parte da Mostra os alunos da primeira turma de Ensino Médio Sesc e Senac integrado ao Ensino Técnico em Programação de Jogos Digitais. Eles apresentaram para o público os projetos desenvolvidos em sala de aula até o momento: todas as etapas para o início da criação de um jogo digital, passando pela definição dos cenários, enredo, características físicas e emocionais dos personagens, objetivos a serem cumpridos e comandos para realizar as ações, entre outros detalhes que foram estudados dentro e fora da sala de aula.
A próxima edição da Mostra de Artes e Ideias do Sesc está marcada para 16 de setembro.
Trabalhar com a terra é muito significativo para as crianças, mexer na terra, ver a planta crescendo… isso desperta neles o senso de cuidado com essa terra, de responsabilidade. Elas descobriram por que o nosso planeta se chama Terra, pesquisamos onde fica o Brasil, dando a elas uma noção espacial. Também exploramos as linguagens do mundo… vivenciamos tudo ao mesmo tempo e as crianças amaram, pode ter certeza!., conta a Marilene da Silva, professora de 5 anos da turma do Sesc em Palhoça.