A integração entre ciência, arte, emoções e tecnologia inspirou a proposta de aula bilíngue “O Camaleão e a Robótica”, realizada com os alunos da Educação Infantil da Escola Sesc Xanxerê.
A atividade teve como objetivo conectar conteúdos já trabalhados sobre sentimentos e natureza, a partir do estudo do camaleão — animal conhecido por sua capacidade de adaptação ao ambiente e pela mudança de cor conforme o estado emocional e as condições externas.
A proposta uniu as áreas de ciências, artes, inglês e robótica, utilizando os recursos escolares de forma criativa e lúdica para favorecer a aprendizagem.
As cores foram introduzidas em uma abordagem bilíngue (português–inglês), permitindo aos estudantes ampliar o vocabulário e expressar sentimentos em ambos os idiomas.
O ponto de partida foi a figura do camaleão, explorada como metáfora para as emoções humanas.
Assim como o animal muda de cor conforme o ambiente, os sentimentos também variam de acordo com as situações vividas.
A atividade foi organizada em cinco etapas:
- Acolhida e introdução: revisão do vocabulário em português e inglês, com as cores (colors) e sentimentos (feelings) — happy, sad, angry, calm, sleepy, hungry, surprised, shy — associando cada emoção a uma cor.
- Exploração científica: conversa sobre o habitat do camaleão, sua camuflagem e a importância da adaptação na natureza.
- Atividade prática com robótica: uso de placas de LED para simular a mudança de cor do camaleão desenhado, representando a camuflagem e a variação de sentimentos.
- Atividade artística: criação de texturas com farinha para compor o ambiente natural, onde o “Camillo the Chameleon” pôde se “camuflar” visualmente.
- Expressão socioemocional: cada estudante expressou como se sentia, alterando a cor do LED para representar seu estado emocional, assim como o camaleão faz na natureza.
O projeto envolveu diferentes habilidades da BNCC, como a expressão de sentimentos, a escuta atenta, o uso de vocabulário em língua inglesa, a observação científica e a experimentação artística.
De forma lúdica e significativa, os alunos compreenderam que, assim como o camaleão se adapta ao ambiente, nós também passamos por transformações emocionais, que podem ser expressas e reconhecidas por meio das cores e das ações.
A avaliação considerou a participação nas atividades orais e práticas, o uso do vocabulário bilíngue, a capacidade de associar sentimentos e cores e o engajamento nas atividades de robótica — momento que despertou grande curiosidade e encantamento entre as crianças.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários