Os alunos do 2º ano B (vespertino), da Escola Sesc em
Jaraguá do Sul desejavam entender como as plantas sobrevivem em diferentes
circunstâncias. Para que conseguissem elaborar suas ideias, a professora Sonia
Jurck, juntamente com a laboratorista Mariane Roblowski os levaram ao Laboratório
de Ciências (Multilab) onde realizaram o experimento da hidroponia, utilizando
como material de aprendizagem garrafa pet, papel alumínio, água e cebola
propondo duas situações para observação.
A primeira foi um recipiente contendo cebola e água,
recebendo a luz do sol e a segunda os mesmos materiais, mas envolvendo o
recipiente com papel alumínio para a cebola não receber a luz solar. Com isso,
foram além do livro em suas investigações e, a partir desse processo, surgiram várias
hipóteses sobre o desenvolvimento do experimento, como:
- As plantas sobrevivem com sol, água e terra.
- O sistema envolvido com alumínio não iria sobreviver, pois não receberá luz
do sol.
- O sistema aberto recebendo a luz do sol sobreviverá.
Após 15 dias de espera, todos voltaram ao laboratório e
perceberam que as raízes da planta que estava em sistema aberto cresceram
muito, mas houve a formação de fungos. Já no sistema fechado com o papel
alumínio, para surpresa de todos, haviam nascido raízes e as folhas brotaram,
surgindo o questionamento: Por que a cebola do alumínio cresceu mais rápido que
a outra?
Em roda de conversa os alunos compreenderam que a cebola
fechada com o alumínio lutou para sobreviver, por isso, suas raízes e folhas se
formaram precipitadamente. O experimento também proporcionou aos alunos
identificarem que apesar das duas cebolas brotarem, as folhas do sistema
fechado estavam mais claras do que as em sistema aberto com tonalidade verde
escuro, constatando que a luz é fundamental para a fotossíntese e produção da
clorofila – pigmento que dá a intensa tonalidade esverdeada à planta.
Colaboração: Indiara Rech, Sesc em Jaraguá do Sul.
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