Com o projeto "Somos todos iguais nas diferenças" os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc Palhoça mostraram na prática como “As crianças e jovens transformam o mundo”, tema do terceiro trimestre da Rede de Ensino Sesc Sesc-SC.
Com orientação da professora Amanda Luize, os alunos realizaram dois bazares para vender roupas, brinquedos e livros, com o objetivo de reverter o dinheiro arrecadado em benefício para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palhoça e Orionópolis Catarinense. As vendas ocorreram no próprio Sesc nos dias 19 e 26 de novembro.
Como resultado, foi possível doar sete cadeiras de rodas e onze cestas básicas às instituições sociais. Uma experiência bastante enriquecedora para esses jovens estudantes, mostraram na prática como pequenas atitudes podem provocar grandes mudanças e influenciar positivamente a vida das pessoas.
A ação foi destaque na escola e na mídia local, ganhando a capa do Jornal Palavra Palhocense do dia 02/12.
Confira abaixo do o relato da professora e depoimentos das instituições beneficiadas.
Professora Amanda, do Sesc Palhoça
Confesso que quando as crianças tiveram a ideia de arrecadar brinquedos e criar um bazar para vendê-los tive receio de não dar certo, pois dependeríamos muito da ajuda dos outros. Mesmo assim, prometi que tentaria e abracei essa ideia linda deles. Em vários momentos do bazar eu me emocionei e ao finalizar o projeto com a doação só consigo agradecer por ter crianças tão especiais como alunos.
Eu sou a professora, mas eles que me ensinaram: aprendi sobre amor, empatia e generosidade. Finalizo esse projeto com o coração transbordando de alegria! Agradeço de coração aos meus alunos, às suas famílias e à coordenadora Regiane, que apoiou a ideia desde o início. Sem vocês não teria sido possível! Que todos possamos “fazer o bem sem olhar a quem”, afinal, “somos todos iguais nas diferenças”.
Direção da Apae de Palhoça - Elisete Neuhaus
Meu carinho vai especialmente para os alunos, professora e coordenação da escola, que fizeram um trabalho lindo em conjunto, em prol da Apae de Palhoça. Um momento de pandemia e, mesmo assim, a professora Amanda se mostrou muito interessada em ensinar as crianças o que é inclusão social, pois precisamos olhar para outro com carinho para conseguir ajudar o próximo.
Como foi lindo para mim, como presidente da Apae, chegar e ver aquelas crianças tão lindas e maravilhosas com tanto amor para doar ao próximo. Ah se todos tivessem este olhar, onde se ensina a ajudar o nosso próximo, principalmente os especiais, onde se luta diariamente pela inclusão social.
Minha gratidão a todos, familiares, funcionários, alunos, coordenadores e professores do Sesc Palhoça, que conseguiram fazer nosso dia de hoje mais feliz com as doações. Que Deus abençoe a todos com muita saúde e paz. Grande abraço. Feliz Natal e um ano novo cheio de abraços e sem o COVID é meu sincero desejo. Que Deus abençoe a todos.
Supervisor da Orionópolis - Gabriel Schuch
Para nós da Orionópolis Catarinense, participar de projetos como este é de extrema importância. É cada vez mais urgente e necessário criar uma sociedade mais sensível às dificuldades e limitações dos nossos semelhantes. E porque não começar pelos pequenos?
Acreditamos que, quanto mais cedo as crianças tiverem contato com as pessoas diferentes, mais cedo construiremos uma sociedade realmente inclusiva. Afinal, as crianças são os adultos de amanhã.
Queremos aproveitar e agradecer a calorosa acolhida da equipe do Sesc e de toda a turma da professora Amanda. São momentos assim que ajudam a tornar a sociedade mais justa, humana e fraterna. Obrigado por ajudarem a construir pontes em vez de muros e, principalmente, por ajudar a construir uma nova geração de pessoas que se importam e se preocupam com seus semelhantes. Gratidão a todos!
0 Comentários