Avaliação Escolar na Rede Sesc de Ensino: Um Processo Contínuo e Abrangente

Saiba mais como funciona o processo de avaliação escolar no Sesc-SC


23/05/2024 - Atualizado em 24/05/2024 - 658 visualizações

Avaliação nas Escolas Sesc

No final do mês de maio, as escolas da Rede Sesc de Ensino entregaram às famílias as avaliações do primeiro trimestre. Este é um momento significativo que reflete um trabalho meticuloso e contínuo realizado pelos docentes desde o início do ano letivo.

O processo de avaliação nas escolas Sesc é fundamentado em uma abordagem que valoriza tanto o desenvolvimento individual quanto coletivo dos estudantes, sempre com a finalidade de promover uma aprendizagem de qualidade. 

Processo de Avaliação: um trabalho contínuo e reflexivo 

O modelo de avaliação das escolas Sesc SC é caracterizado por sua continuidade e interligação de etapas que visam uma prática pedagógica de excelência.

Desde o início do ano, os professores engajam-se em um processo que envolve: 

  1. Observação e Verificação: Os professores observam continuamente o desenvolvimentos das crianças, tanto em atividades individuais quanto coletivas, registrando seus progressos e desafios.  

  2. Análise e Reflexão: Os dados coletados são analisados e refletidos, permitindo uma compreensão aprofundada do desenvolvimento de cada estudante. Essa análise inclui a avaliação da progressão das competências técnicas, habilidades e a compreensão dos componentes curriculares pelas crianças e estudantes

  3.  Autoavaliação: No Ensino Fundamental II, a autoavaliação é utilizada como uma ferramenta para que os estudantes possam expressar suas emoções e reflexões sobre seu próprio aprendizado, através de diferentes formas de expressão artística e literária. 


Escola Sesc Canoinhas.

Transdisciplinaridade e Avaliação Sistêmica 

A transdisciplinaridade é um aspecto central no desenvolvimento do currículo escolar do Sesc SC. Essa abordagem privilegia temas que atravessam diferentes componentes curriculares, evitando a fragmentação e promovendo uma articulação orgânica do conhecimento. Além disso, a avaliação sistêmica considera o estudante como um ser integral, avaliando seu desenvolvimento em múltiplas dimensões. 

Critérios e métodos de avaliação 

Os critérios avaliativos nas escolas Sesc SC são baseados nas competências e habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A avaliação é processual e contínua, levando em conta aspectos como: 

  • Oralidade e Linguagem Escrita  
  • Linguagem Artística  
  • Raciocínio Lógico e Matemático  
  • Competências Científicas
  • Habilidades Físicas e Socioemocionais  

Cada aula tem um ponto focal específico a ser observado pelo professor, que registra o desenvolvimento das crianças e estudantes para construir pareceres descritivos detalhados no final de cada semestre. 

Parecer Descritivo e Boletins 

Os produtos finais do processo avaliativo são os pareceres descritivos e boletins. O parecer descritivo oferece uma avaliação qualitativa do percurso de desenvolvimento da criança ao longo do trimestre, enquanto os boletins apresentam uma avaliação quantitativa no Ensino Fundamental I e II. .

Adaptações Curriculares 

O processo de avaliação também permite identificar desafios de aprendizagem, possibilitando ao professor adequar o currículo às necessidades específicas das crianças e estudantes. Essas adaptações são fundamentais para garantir a inclusão e a efetividade do processo educativo.  Com foco no desenvolvimento contínuo e integral dos estudantes, a avaliação processual e contínua permite que cada aluno seja protagonista de sua própria aprendizagem, enquanto os professores têm a oportunidade de ajustar e aprimorar suas estratégias de ensino. Este compromisso com a qualidade educacional garante que o Sesc continue a oferecer uma educação de excelência, valorizando as potencialidades de cada estudante.          

Escola Sesc

A proposta do Sesc reflete o papel social da educação, na formação de estudantes críticos e participativos, em uma escola dinâmica, que ultrapassa a transmissão de informação e se compromete com a aprendizagem.

Com conexão, ludicidade, acolhimento e inovação, as Escolas Sesc constroem alicerces para uma aprendizagem plena em experiências para a vida. Além dos conteúdos curriculares e projetos transversais, os estudantes têm acesso à tecnologia, à arte, à natureza e interação social. 

Os alunos desenvolvem os aspectos socioemocionais e frequentam uma escola segura. A Rede de Ensino Sesc-SC trabalha com Metodologias Ativas para que os alunos aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais.

A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento, com a mediação do professor. 

Na Educação Infantil, as crianças contam com atividades lúdicas, atendimento humanizado, alimentação saudável com acompanhamento nutricional e atendimento individualizado de acordo com as necessidades de cada um. 

Os espaços são ambientados e repletos de brinquedos que estimulam a imaginação e a sensorialidade. Para o Sesc, cada criança é única, a Instituição faz de tudo para que todas elas cresçam em um ambiente de afetividade. O Ensino Fundamental é desenvolvido por profissionais qualificados, com material didático e roteiros digitais repletos de conteúdo e criatividade. 

No Ensino Fundamental do Sesc, os projetos valorizam o conhecimento e os anseios dos estudantes para formar visão de mundo com criticidade e liberdade e construir valores mais sólidos. O conhecimento é criado com o suporte de conteúdos curriculares contemporâneos e transversais.

E, além disso, o aluno participa de atividades artísticas, de ações de sustentabilidade e recebe uma cultura empreendedora. É um ensino mais consistente, que prepara o aluno para transformar o mundo.


Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

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