O projeto “Aventurando-se nas descobertas do dia e da
noite”, da turma dos Príncipes e Princesas - 4/5 anos integral da Escola Sesc em
São Miguel do Oeste, surgiu a partir da curiosidade com os fenômenos naturais
que acontecem e movimentam a vida humana. Muitos questionaram: “Como é as
estrelas do céu?”, “Como podemos voar?”, “Por que de noite não tem sol para
brincar mais?”, “As estrelas brilham?”, “Por que o sol é quente?”, levando-nos
assim, a buscar juntos as respostas para as curiosidades.
Inicialmente, ouviram a história do livro: O segredo do Sol e da Lua, da autora
Manuela Micaelo, que permitiu compreender de maneira lúdica e prazeroso que
cada um tem o seu momento de realizar o seu show no céu. Muitas investigações e
descobertas, permearam a aprendizagem desvendando o universo,
construindo conhecimento e oportunizando o desenvolvimento.
O maior encantamento das crianças aconteceu com a vivência da “viagem
imaginária a lua”, que foi desenvolvida através da experiência com um foguete
que instigou à vontade em querer conhecer mais e mais desse universo. Desde
muito pequenas, as crianças se revelam curiosas acerca do funcionamento do
ambiente à sua volta. Na medida em que brincam com os elementos presentes no
entorno ou com os conhecimentos sobre culturas diferentes da sua, vão tornando
mais autônomas e capazes de se integrarem socialmente.
Por serem tão curiosas e exploradoras, as crianças, em certa medida,
assemelham-se aos cientistas, uma vez que têm interesse pelos mesmos assuntos e
fazem observações cuidadosas, formulam hipóteses sobre os fenômenos que
observa, criam explicações para esses fenômenos e, muitas vezes, testam essas
explicações. (CAVALCANTI, 1995, p.9). A Educação Infantil é momento de aflorar a criatividade e imaginação presente
entre os pequenos, que conseguem expressar com clareza e emoção o seu
desejo em conhecer o mundo.
Colaboração: Ângela Kuntz, professora do Sesc em São Miguel do Oeste.
Referência: CAVALCANTI, Z. (Coord.) Trabalhando com história e ciências na pré-escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
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