Com o objetivo de estimular sensações, foi criado um jardim sensorial na Sala de Ciências do Sesc Joinville, projeto desenvolvido em parceria com a Educação Infantil. O tato, a audição, o olfato e a visão das crianças foram estimulados a partir do contato com diferentes materiais.
O trajeto foi organizado de forma com que os alunos da Escola Sesc realizassem um passeio pelos sentidos, pelas texturas de plantas, areia, pedras, algodão e folhas. Os materiais foram colocados em caixas de feira que foram preparadas pelos próprios participantes aproveitando-se para trabalhar a questão das cores.
Ao andar sobre as diferentes texturas as crianças puderam escutar os sons das folhas secas, sentiram o macio e a delicadeza dos algodões, as diferenças de texturas pelo chão por onde caminharam, com e sem os olhos vendados. A experiência gerou diferentes sensações e possibilitou o exercício de sentir com os pés, por meio de um novo olhar.
Enquanto fizeram o trajeto de olhos vendados, as crianças procuraram identificar sobre qual material estavam caminhando. A ideia da atividade foi, de uma forma intimista e diferente, verificar como elas sentem e se conectam com diferentes elementos naturais, propiciando uma inicial reconexão com estes elementos, com o estar descalço, com o sentir.
Os estímulos foram recebidos de diferentes formas pelas crianças.
Algumas estavam familiarizadas com as texturas e sentiram o toque, o som, o cheiro, outras não. A construção de caminhos sensoriais como parte da brincadeira infantil traz oportunidades de reconhecimento e amplia possibilidades. A brincadeira na trilha sensorial além de divertida auxilia no desenvolvimento de noções de autonomia, relacionamento com o ambiente, coordenação motora fina e percepções sensoriais.
Colaboração: Ana Cristina Rathunde, Sesc Joinville.
Caminhos divertidos: Crianças passeiam por jardim sensorial na Sala de Ciências do Sesc Joinville
05/08/2019 - Atualizado em 05/08/2019 - 4195 visualizações
0 Comentários