Realizado em 19 Unidades do Sesc Santa Catarina no contraturno escolar, o projeto Clube de Ciência proporciona aos estudantes um ambiente descontraído repleto de descobertas, discussões, debates e compartilhamento de aprendizados. As atividades desenvolvidas possibilitam a relação do conhecimento científico com questões cotidianas que interferem diretamente na sociedade, como: o meio ambiente, a tecnologia, o empreendedorismo, a sustentabilidade e a qualidade de vida. Para aprofundar os assuntos trabalhados, de forma prática, acontecem também os passeios de estudo em meio à natureza. Confira abaixo o relatos de Concórdia e Brusque.
Visita ao Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia
No dia 23 de novembro, os participantes do Clube de Ciências do Sesc Concórdia visitaram o Parque Estadual Fritz Plaumann, no município. Este passeio proporcionou aos alunos um contato com a natureza e o conhecimento sobre a unidade de conservação. No centro de exposições, as crianças puderam saber mais sobre a história do parque e de seu fundador, o entomólogo alemão Fritz Plaumann, através de maquetes, painéis com imagens e mapas ilustrativos. Após, realizaram a trilha do Lajeado Cruzeiro com sua extensão de 1.460m, onde puderam apreciar quedas d`água e entender a importância da conservação dos recursos hídricos, bem como sua relação com o ambiente e a problemática da poluição da região.
Passeio à Chácara Edith, em Brusque
Após estudos sobre a fauna e flora do país, os alunos do Clube de Ciência do Sesc Brusque puderam conhecer de pertinho características específicas da Mata Atlântica, presente em Santa Catarina, em passeio a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Chácara Edith, no município, realizado no dia 26 de novembro. O objetivo do passeio foi promover a interação entre os alunos e a natureza, para preservação e a educação ambiental. O ótimo estado de preservação da floresta ombrófila densa na Reserva permite a presença de diferentes espécies nativas, algumas delas raras como lontra, gato-maracajá, bugio, tamanduá-mirim, tatu-de-rabo-mole, gralha-azul, garça-moura, etc.
“As crianças estavam curiosas e empolgadas com a atividade, com uma enorme expectativa em conhecer o ambiente que reserva um grande patrimônio natural, as árvores que oportunizam aos animais um ambiente propício para reproduzir e garantir a sobrevivência das espécies, deixando nosso ambiente equilibrado”, conta a técnica de Educação Complementar do Sesc Brusque, Greice Kelli Rech.
“Eu adorei ver de pertinho árvores tão grandes, principalmente o Pau-Brasil que deu origem ao nome do nosso país”, destacou o aluno Luan A. A. Pereira. A atividade acontece em parceria com a Escola de Educação Básica João XXIII, atendidos semanalmente 46 alunos do Ensino Fundamental I. O Clube de Ciência oportuniza aos participantes a construção de conhecimento por meio de oficinas pedagógicas, rodas de conversa, aulas passeios, palestras com bióloga buscando contribuir significativamente na rotina dos alunos.
Colaboração:
Carla Pozza, técnica de Educação Complementar Sesc Concórdia
Greice Kelli Rech, técnica de Educação Complementar Sesc Brusque
0 Comentários